Vila Nova - Famalicão Online | Maria do Rosário Oliveira: A importância da leitura na primeira infância (imagem: arquivo da autora) | livro - primeira infância - leitura - gosto de ler - fantasia - imaginação - princípios - valores - família - pais e filhos - crianças - cultura

A importância do livro na primeira infância

 

 

O livro e a leitura são de grande importância na primeira infância. A leitura começa muito antes de as crianças saberem ler, por isso os livros devem fazer parte, desde cedo, do contexto infantil e familiar das crianças. É desde o berço que se formam os leitores porque o desenvolvimento de competências literárias e literácitas pode (e deve) iniciar-se muito antes da entrada da criança no ensino formal. Todo o contexto, quer familiar, quer educativo da criança deve proporcionar-lhe oportunidades que lhe permitam o contacto com a obra literária. Essas experiências agradáveis com a literatura devem ser convenientemente planeadas de modo a desenvolverem na criança uma atitude positiva e de prazer pelos livros e pela literacia.

O livro na vida da criança

“O livro tem um lugar importante na vida da criança e no seu desenvolvimento, porque desempenha um papel simultaneamente educativo, recreativo e cultural. O livro é uma fonte de prazer, porque o jovem leitor gosta de contemplar as imagens e de admirar as personagens. Mas a leitura tem uma ação muito mais profunda. É uma fonte inesgotável de enriquecimento, favorece o desenvolvimento da imaginação, aguça o sentido crítico e permite à criança tomar contacto com o pensamento humano. Através do livro, a criança aprende a língua, aumenta a cultura geral, abre-se ao mundo e à vida” (Olivier, 1976, p.64).

O contacto com o livro

O contacto com um livro deveria ser sempre um acontecimento importante para qualquer pessoa, especialmente para uma criança e ainda mais quando descobre um bom livro que a cativa a estimula, que desperta o seu interesse pela sua natureza maravilhosa, fantástica, pela sua beleza e pelas suas ilustrações cativantes.

O papel do livro

O livro desempenha um papel educativo, recreativo e cultural, é fonte de prazer, porque o leitor gosta de contemplar as imagens e de admirar personagens. O livro permite e favorece à criança o desenvolvimento da imaginação, o sentido crítico e contacto com o pensamento humano (Idem, 1976). Deste modo, verifica-se que é desde a primeira infância que a criança deve contactar com o livro, obtendo a possibilidade de o conhecer para o tocar e explorar.

Ler em família

As crianças aprendem a ler com mais facilidade quando possuem ao seu alcance materiais de leitura e a oportunidade de os explorar, “ter livros em casa, ver os adultos a ler durante os tempos livres e ir à biblioteca é uma boa receita para o sucesso” (APP e APEI, 2005, p.3). Diversas atividades ajudam as crianças na sua aprendizagem com a leitura.

“ (…) falar e ouvir falar outras pessoas… brincar com sons e letras, visitar lugares, participar em novas experiências e falar sobre elas e explorar diversos materiais impressos” (Idem, 2005, p.3).

Leia para os seus filhos, porque ao ler, está a brincar, a educar e a proporcionar-lhes o contacto com o maravilhoso.

Felizes leituras em família!

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

Bibliografia:

APP E APEI (2005). Porquê ler ao meu Bebé? V. N. de Gaia: Gailivro. (brochura do Projeto “O meu brinquedo é um livro” –Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância).

OLIVER, Camille (1976). A criança e os tempos livres. Mem Martins: Europa-América.

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário