18/2 | Na R-Equilíbrio: Dieta do Paleolítico é moda – sim ou não?

18/2 | Na R-Equilíbrio: Dieta do Paleolítico é moda – sim ou não?

No próximo dia 18, domingo, das 10h00 às 12h00 vai decorrer, na R-Equilíbrio – Espaço, Terapias e Desenvolvimento Pessoal, uma sessão de esclarecimento nutricional destinada aos mais curiosos por formas de alimentação de menos convencionais.

.

.

Paleolítico é um período de tempo pré-histórico, vulgarmente conhecido pela designação Idade da Pedra Lascada. Esta designação refere-se ao período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do Homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada. Durante esse longo período, o homem diferenciou-se dos demais animais e acabou por estabelecer o seu domínio sobre o planeta.

O Paleolítico duraria até há cerca de 10000 a.C., quando ocorreu a Revolução Neolítica. O homem foi-se apercebendo dos ciclos da Natureza e começou a aproveitá-los. Surgiu então o cultivo de plantas e a domesticação de animais. Assim surgiu a agricultura, o que permitiu ao homem deixar de ser dependente da recoleção e da caça.

Neste período, o homem era essencialmente nómada e   caçador-coletor, deslocando-se permanentemente à procura de alimentos. Nessa busca pela sobrevivência, o homem desenvolveria os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.

.

paleodieta ou dieta paleolítica é uma dieta contemporânea que consiste numa alimentação à base de plantas selvagens, carne, peixe e ovos, habitualmente consumidos pelo homem (Homo sapiens) durante o Paleolítico, período durante no fim do qual se começou a desenvolver, de forma incipiente ainda, a agriculturaTornar-se-ia popular em meados da década de ’70. No entanto, só agora, com a difusão da internet e das redes sociais, o assunto começaria de facto a ser bastante discutido e a Paleodieta começaria a ter os seus seguidores. 

Este conceito nutricional é baseado na premissa de que os humanos se encontram geneticamente adaptados para a dieta dos seus ancestrais paleolíticos e que a genética humana pouco mudou desde o florescimento da agricultura. Assim sendo, de acordo com esta teoria, a dieta ideal para a saúde e bem-estar humanos deve assemlhar-se à dos seus ancestrais paleolíticos.

.

Vila Nova - Famalicão Online | Alda Sofia Zen . R-Equilíbrio - PaleodietaComo em relação a qualquer outro modelo dietético, existem críticas  a este modelo. A paleodieta, por exemplo,  permite o consumo de carnes vermelhas.  Contudo, os seus defensores assinalam que o problema essencial das populações atuais é a falta de atividade física, não a dieta feita com base nas escolhas que defendem. Há também quem conteste a paleodieta porque o homem não deixou de evoluir desde tempos imemoriais, pelo que se teria entretanto adaptado às dietas contemporâneas, mas os seus defensores argumentam que a saúde humana entrou em declínio desde que o homem passou a consumir alimentos por si produzidos.

 

Para esclarecer estas e muitas mais dúvidas, a R-Equilíbrio – Espaço, Terapias e Desenvolvimento Pessoal, espaço zen de Alda Sofia Silva, organizou esta sessão de esclarecimento, de acesso aberto e gratuito, onde poderá encontrar respostas para as suas dúvidas e interrogações, tais como ficar a saber mais sobre os fundamentos desta dieta e o público a quem se destina, entre outros.

A R-Equilibrio – Espaço, Terapias E Desenvolvimento Pessoal situa-se em Gavião. Nascida em Agosto de 2013, a sua principal atividade é desenvolvida no âmbito Terapias Holisticas. cujo principal objectivo é desenvolver o equilíbrio entre corpo e mente.

A sessão Paleodieta é moda – sim ou não? será orientada pela nutricionista Filipa Fernandes.

.

Imagem de destaque: Alimentos de base da Paleodieta (autor desconhecido; arquivo: Alda Sofia Silva).

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*