Esta é uma dúvida que assola quase todos os pais. A partir do momento em que nasce uma criança, nasce um amor incomensurável mas nascem também dúvidas, inquietações e preocupações nas mentes dos pais.
A voracidade e velocidade dos dias que correm não permitem que os pais assistam a este fenómeno maravilhoso que é o desenvolvimento normal da criança. Há uma pressa constante em que a criança atinja o próximo passo desenvolvimental e uma pressão social para que tal aconteça. Questões como “Já se senta?”, “Já anda?”, “Já fala?”, “Já deixou a fralda?”, “Já dorme a noite toda?”, acompanhadas da frase seguinte “Com essa idade o meu filho já…” muitas vezes preocupam desnecessariamente os pais.
Antes de mais relaxe, cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e mesmo que a criança do vizinho já saiba contar até 10 aos 9 meses de vida, tal não significa que isso seja a norma. Vivemos numa era muito difícil para as crianças. Permita que a sua criança seja efetivamente criança e brinque, cresça, explore. Dê-lhe autonomia para que aprenda por ela. Confie no processo de desenvolvimento do seu filho e perceba que crescer também implica sujar-se e cair.
Confie nos profissionais de saúde que acompanham o seu filho, coloque-lhes todas as questões que o angustiam, mesmo que lhe pareçam dúvidas pouco legítimas.
Não esquecendo a premissa supracitada de que cada criança tem o seu ritmo próprio e que o desenvolvimento não é um processo estanque mas um contínuo, existem etapas chave que nos ajudam a perceber se o desenvolvimento da criança decorre dentro dos parâmetros definidos como normais. Por tal, esteja atento se:
Idade |
Sinais de Alerta |
3 meses |
Não reage a sons. Não sorri. |
6 meses |
Não segura a cabeça. Não estatelece contato ocular. |
9 meses |
Não se senta. Não produz sons. |
12 meses |
Dificuldade na alimentação à colher. Não tenta deslocar-se (arrastar, gatinhar, andar) |
18 meses |
Não usa palavras isoladas. Não reage quando brincam com ele. Não anda. |
2 anos |
Não compreende ordens simples. Vocabulário reduzido (menos de 20 palavras). Não corre. |
3 anos |
Não combina duas palavras para formar uma frase (ex: dá pão). Não sobe e desce escadas sozinho. |
4 anos |
Utiliza um discurso maioritariamente ininteligível. Não desenha a figura humana (cabeça e pernas). Não salta. |
5 anos |
Nao reconta acontecimentos do seu dia-a-dia. Não faz tríade. Não copia figuras geométricas. |
6 anos |
Dificuldades na articulação das palavras. Não escreve o nome próprio (letra impressa). Não salta ao pé coxinho. |