Receita: Salmão em Papelote com Curgete e Cenoura

Efeitos preventivos do Ómega-3 na saúde

Efeitos preventivos do Ómega-3 na saúde

Pub

Ómega-3 e alimentação


O ómega-3 tem um efeito preventivo na arteriosclerose, doenças do sistema nervoso central (demência), sistema cardiovascular (arritmia, insuficiência cardíaca crónica), doenças autoimunes, na produção de fatores carcinogénicos, bem como na defesa contra infeções.


A sociedade atual adotou hábitos que degradam a saúde. Maus hábitos alimentares, o sedentarismo, exposição frequente ao stress, poluição, tabagismo, entre outros, convergem para um quadro negativo.

Segundo o 2.º Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), há um défice no consumo de peixe na população portuguesa, como tal haverá também uma baixa disponibilidade de ácidos gordos insaturados, como por exemplo, ómega-3.

O ómega-3 tem um efeito preventivo na arteriosclerose, doenças do sistema nervoso central (demência), sistema cardiovascular (arritmia, insuficiência cardíaca crónica), doenças autoimunes, na produção de fatores carcinogénicos, bem como na defesa contra infeções.

Este ácido gordo está disponível no nosso corpo, primariamente sob a forma de ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenoico (DHA) e, menos abundantemente, DPA (ácido docosapentaenóico). Certamente, os leitores  também já terão lido ou ouvido falar  no ácido alfa-linolénico (ALA) como sendo um percursor do EPA e DHA.

O EPA e DHA estão presentes naturalmente nas espécies marinhas, principalmente em “peixes gordos”, tais como: atum, salmão, sardinha, cavala, arenque, mas também em mariscos e algas marinhas. Por seu turno, o ácido alfa-linolénico está presente nas sementes de chia, linhaça e nozes.

Alternativas para suprir a falta de ómega-3

O uso de suplementação poderá trazer algumas vantagens. Embora consigamos obter um consumo adequado de ómega-3 através da alimentação, não nos podemos esquecer que a origem do peixe nem sempre poderá ser a melhor, podendo conter, por exemplo, metais pesados na sua constituição. A confeção do peixe também pode levar a alguma perda deste componente.

Se pretende viver com qualidade e saúde é vital que não se esqueça do ÓMEGA-3.

Salmão com curgete e cenoura em papelote 

Salmão em Papelote com Curgete e Cenoura

Ingredientes
  • 1 Posta de Salmão
  • ½ Cenoura
  • ½ Curgete
  • 1 Dente de Alho
  • Flor de Sal
  • Hortelã
  • Ervas provençais
  • Pimenta
  • Azeite
Preparação
  1. Lavar a curgete e descascar a cenoura;

  2. Utilizar um espiralizador de legumes para cortar a cenoura e a curgete em forma de esparguete;

  3. De seguida, preparar o molho. Colocar numa tacinha o alho picado, a hortelã picada, as ervas provençais, pimenta, uma pitada de flor de sal; misturar bem;

  4. Cortar um quadrado de papel vegetal em formato 30×30 cm;

  5. Colocar o quadrado num recipiente próprio para ir ao forno, pincelar o mesmo com o molho já feito;

  6. Dispor a posta de salmão no papel vegetal, pincelar, colocar a cenoura e a curgete por cima e pincelar novamente com o molho;

  7. Fechar o quadrado de papel vegetal;

  8. Levar ao forno a 180o e deixar cozinhar aproximadamente durante 20 a 25 minutos; e

  9. Retirar do forno e colocar o papelote num prato de servir.

 

Imagem: (0) Freepik, (1) Filipa Santos

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: LifeStyle, Nutrição

About Author

Filipa Santos

Licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Bragança, reconhecida como Nutricionista (cédula nº1231N) pela Ordem dos Nutricionistas. Pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Mais tarde, certificada em Nutrição Desportiva pela WellXProSchool, curso de Diagnóstico Clínico e Nutrição Funcional pela NutriSciense e Curso de Gestão de Peso pela BBY Solutions. Atua na área clínica desde 2010, essencialmente no tratamento de Obesidade e Excesso de Peso. Presta serviços de Nutrição em diversas Farmácias em Braga, Guimarães, Fão e Vila de Conde e no seu espaço de Nutrição em Vila Nova de Famalicão, com várias especialidades: Emagrecimento, Nutrição Desportiva, Funcional, Infantil, entre outros.

Write a Comment

Only registered users can comment.