21/11 Isabel Estrada Carvalhais na Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva, Braga

‘Para uma identificação de Populismos’ debate democracia na Civitas

‘Para uma identificação de Populismos’ debate democracia na Civitas

Pub

 

 

Na Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais irá proferir uma apresentação sob o tema “Anti-intelectualismo: Para uma identificação de Populismos“, amanhã, 21 de novembro, pelas 21h30. O evento é organizado pela Civitas Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos.

Civitas Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos

Refere a associação que, frequentemente, “se apontam como ameaças aos valores liberais, democráticos e humanistas em que as nossas sociedades se têm ancorado, fenómenos como a corrupção, a falta de transparência na vida política, a promiscuidade entre sectores políticos e não-políticos, as ditaduras dos mercados, o distanciamento das elites políticas em relação ao quotidiano do cidadão, entre muitos outros desafios.”

Esta proposta de debate, sempre sujeito a contraditório, visa, contudo, segundo a oradora convidada, “olhar para um outro fenómeno muito menos visível e que também concorre para essa degradação de valores: o cultivar do anti-intelectualismo. O anti-intelectualismo faz, sem o afirmar explicitamente, uma apologia da mediocridade a vários níveis (desde a Educação à Política) e tem sido amplamente explorado pelos populismos políticos mais à direita do espectro ideológico, pelo que pode também servir de elemento diferenciador desses populismos em relação a outros. Mas mais do que identificar quem melhor se serve do anti-intelectualismo, importa perceber as consequências perversas que decorrem da sua operacionalização para o futuro das nossas sociedades.”

A Civitas Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, encontra-se integrada na plataforma Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas que, por sua vez, integra a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH). A FIDH possui uma competência consultiva, perante as Nações Unidas, Unesco e Conselho da Europa.

Isabel Estrada Carvalhais. Imagem: Universidade do Minho, fotografia.

Isabel Estrada Carvalhais trabalha na inteseção da política e da sociologia. A sua pesquisa concentra-se principalmente em Estudos de Cidadania e Democracia.

Particularmente interessada pelos fenómenos de inclusão política, formas de participação e estruturas de oportunidade política dos imigrantes e cidadãos de origem migrante, a sua investigação centra-se atualmente na relação entre a aquisição da nacionalidade portuguesa e as percepções das pessoas de origem migrante sobre a sua inclusão política e participação política na democracia portuguesa.

Isabel Estrada Carvalhais é doutorada em sociologia política pela Universidade de Warwick, Reino Unido, Professora auxiliar no Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública e investigadora do Núcleo de Investigação Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade do Minho. Nesta instituição, dirige atualmente a Licenciatura e o Mestrado em Ciências Políticas. Já exerceu também como Professora visitante em Maastricht, em Génova e na Lapónia.

Enquanto autora, e tendo como foco de atenção a cidadania e inclusão política de imigrantes, produziu diversos livros e capítulos de livros, documentos de trabalho, relatórios científicos e artigos. As suas mais recentes publicações incluem artigos em revistas como os Estudos Étnicos e Raciais, Revista Brasileira de Assuntos Internacionais, Diversidades, Revista Portuguesa de Ciências Sociais, e o livro Diversidade étnica e cultural na Democracia Portuguesa, de 2015, em coautoria com Catarina Reis de Oliveira, .

Esteve também ligada à pesquisa em diversos projetos e, mais recentemente, trabalhou, em torno da crise europeia e do ceticismo europeu.

Avifauna da Devesa | Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) – exótica

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: (0) René Magritte, Óleo s/ tela, 81 x 100, The Menil Collection, Houston, Texas, (1) CB, (2) IEC

**

VILA NOVA: contamos consigo

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*.

Pub

About Author

Pedro Costa

Diretor e editor.

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.