Na Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais irá proferir uma apresentação sob o tema “Anti-intelectualismo: Para uma identificação de Populismos“, amanhã, 21 de novembro, pelas 21h30. O evento é organizado pela Civitas Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos.

Refere a associação que, frequentemente, “se apontam como ameaças aos valores liberais, democráticos e humanistas em que as nossas sociedades se têm ancorado, fenómenos como a corrupção, a falta de transparência na vida política, a promiscuidade entre sectores políticos e não-políticos, as ditaduras dos mercados, o distanciamento das elites políticas em relação ao quotidiano do cidadão, entre muitos outros desafios.”
Esta proposta de debate, sempre sujeito a contraditório, visa, contudo, segundo a oradora convidada, “olhar para um outro fenómeno muito menos visível e que também concorre para essa degradação de valores: o cultivar do anti-intelectualismo. O anti-intelectualismo faz, sem o afirmar explicitamente, uma apologia da mediocridade a vários níveis (desde a Educação à Política) e tem sido amplamente explorado pelos populismos políticos mais à direita do espectro ideológico, pelo que pode também servir de elemento diferenciador desses populismos em relação a outros. Mas mais do que identificar quem melhor se serve do anti-intelectualismo, importa perceber as consequências perversas que decorrem da sua operacionalização para o futuro das nossas sociedades.”
A Civitas Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, encontra-se integrada na plataforma Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas que, por sua vez, integra a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH). A FIDH possui uma competência consultiva, perante as Nações Unidas, Unesco e Conselho da Europa.

Isabel Estrada Carvalhais trabalha na inteseção da política e da sociologia. A sua pesquisa concentra-se principalmente em Estudos de Cidadania e Democracia.
Particularmente interessada pelos fenómenos de inclusão política, formas de participação e estruturas de oportunidade política dos imigrantes e cidadãos de origem migrante, a sua investigação centra-se atualmente na relação entre a aquisição da nacionalidade portuguesa e as percepções das pessoas de origem migrante sobre a sua inclusão política e participação política na democracia portuguesa.
Isabel Estrada Carvalhais é doutorada em sociologia política pela Universidade de Warwick, Reino Unido, Professora auxiliar no Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública e investigadora do Núcleo de Investigação Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade do Minho. Nesta instituição, dirige atualmente a Licenciatura e o Mestrado em Ciências Políticas. Já exerceu também como Professora visitante em Maastricht, em Génova e na Lapónia.
Enquanto autora, e tendo como foco de atenção a cidadania e inclusão política de imigrantes, produziu diversos livros e capítulos de livros, documentos de trabalho, relatórios científicos e artigos. As suas mais recentes publicações incluem artigos em revistas como os Estudos Étnicos e Raciais, Revista Brasileira de Assuntos Internacionais, Diversidades, Revista Portuguesa de Ciências Sociais, e o livro Diversidade étnica e cultural na Democracia Portuguesa, de 2015, em coautoria com Catarina Reis de Oliveira, .
Esteve também ligada à pesquisa em diversos projetos e, mais recentemente, trabalhou, em torno da crise europeia e do ceticismo europeu.
Avifauna da Devesa | Viúva-de-cauda-comprida (Vidua macroura) – exótica
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: (0) René Magritte, Óleo s/ tela, 81 x 100, The Menil Collection, Houston, Texas, (1) CB, (2) IEC
**
VILA NOVA: contamos consigo
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*.