Há dias, no Parque da Devesa, em Famalicão, reparei nuns pequenos arbustos rasteiros a embelezarem as bordaduras de alguns caminhos. O seu nome científico é Cotoneaster horizontalis Decne.*, vulgarmente conhecido por Cotoneaster-das-pedras. Ao lado destes, de porte mais elevado, havia outros que pertencem à mesma família, mas que foram batizados com outro nome: Cotoneaster lacteus Medik.* Foi devido à sua floração, aos grandes corimbos de flores brancas, que o epíteto lacteus lhe foi atribuído. Ambos pertencem à família Rosaceae e são originários da China.

No outono parecem competir para ver qual destes dois arbustos apresenta as bagas mais bonitas. Esforço inútil porque a maioria das pessoas passa por eles sem notar qualquer diferença. As bagas parecem idênticas e só colocando-as lado-a-lado (ver imagem em destaque) se pode notar uma pequena diferença, e se não repararem nas folhas, podem muito bem passar por serem da mesma espécie.

Vale a pena, quando voltar a passar pelo Parque da Devesa, perder uns minutos a observar estes dois arbustos que na primavera, com as suas belas flores brancas, perfumadas e melíferas, fazem a delícia das abelhas, e no outono, a grande quantidade de racimos de bagas bem vermelhas, conferem à paisagem uma nota alegre e colorida.

O Cotoneaster lacteus é um arbusto de médio porte que não tem espinhos e a suas folhas são elíticas ou ovais e podem variar entre 4 e 6 cm. São carnudas e verde-escuras, sendo que a página inferior é mais clara.

Uma caraterística importante que ajuda na sua identificação são as manchas cor de vinho que vemos nalgumas delas.
Atenção! Certa literatura refere que as bagas da Pyracantha (planta da mesma família que pode ser confundida com muitas espécies de Cotoneaster) são comestíveis e que podem ser utilizadas para produzirem vinho e geleias. Por isso, muita atenção: Não confundam a planta Pyracantha com a Cotoneaster, cujas bagas são tóxicas para os humanos.
.
*Joseph Decaisne (7 de março de 1807 – 8 de janeiro de 1882) agrónomo e botânico francês.
*Friedrich Kasimir Medikus (ou Friedrich Casimir Medicus , 6 de janeiro de 1738 – 8 de julho de 1808), médico e botânico alemão.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: J. A. Salgado (fotografia)
**
VILA NOVA: contamos consigo
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os deus dados fiscais. Na volta do correio receberá o respetivo recibo.
Gratos pela sua colaboração.
*