A famalicense Isabel Furtado assumiu por estes dias a presidência da COTEC Portugal, sucedendo a Francisco de Lacerda, Presidente Executivo dos CTT.
A gestora tem pela frente um mandato de três anos. Isabel Furtado, líder da TMG Automotive, empresa do Grupo TMG – Têxtil Manuel Gonçalves, é a sexta presidente da COTEC Portugal, e a primeira mulher, a desempenhar o cargo.
“A COTEC Portugal, enquanto maior plataforma de cooperação tecnológica do país consegue reunir as maiores empresas e PME inovadoras de Portugal, e promove a definição de estratégias de atuação e respostas a necessidades reais do tecido empresarial. É com enorme honra e sentido de responsabilidade que aceito este convite”, afirmou Isabel Folhadela Oliveira Furtado, num comunicado emitido pela COTEC.
Questionada sobre em que ponto gostaria de ver a COTEC daqui a três anos, Isabel Furtado disse que gostaria de ver a associação a fazer aquilo “para que foi feita”. Nomeadamente, a “introduzir este pensar de inovação dentro das organizações”. “É importantíssimo transformar o conhecimento que existe (e existe muito nas universidades) em bens. E em bens tangíveis, que possam acrescentar valor à nossa economia”.
“A COTEC é essencialmente uma plataforma de cooperação tecnológica. Portanto, é muito importante que o pensar inovação transborde para fora da COTEC e que seja posto em prática através do ‘fazer’ – e não só do ‘pensar’”, atirou, ainda, a empresária.
TMG na linha da frente da inovação no mercado automóvel
O Grupo TMG é um dos maiores grupos têxteis portugueses e se dedica à fiação, tecelagem, acabamento, fabrico e distribuição de têxteis. Produtor de fios e tecidos dos mais diversos tipos, atua na tinturaria e acabamento de tecidos e fios para uso em vestuário de moda, outerwear, vestuário de trabalho e uso técnico, entre outros. O grupo possui também diversas outras participações fora da área têxtil.
No entanto, é através da TMG Automotive, da qual Isabel Furtado é administradora, que atua como fornecedora da indústria automóvel. Neste setor, a empresa de Vila Nova de Famalicão está a inovar aplicando fibras naturais em revestimentos de painéis automóveis, através de um projeto de Investigação & Desenvolvimento, o FibreInSurface. O FibreinSurface é um projeto conjunto com a plataforma Fibrenamics, que resultou em protótipos que podem, no futuro próximo, chegar à fase de industrialização.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco (preferencial) ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.