Clara Haddad

Fábrica de Histórias | Um livro… #03: ‘Todos eles viram o gato’ de Brendan Wenzel

Fábrica de  Histórias | Um livro… #03: ‘Todos eles viram o gato’ de Brendan Wenzel

Pub

 

Olá meus amores e amoras,

.

No Um livro por semana… Por Clara Haddad dessa semana vou falar do livro de estreia do autor e ilustrador Brendan Wenzel, “Todos eles viram um gato“, “They All Saw a Cat” no original.

.

Eu amo gatos, amo livros com grandes formatos e logo que vi o livro na prateleira da livraria, ele me chamou a atenção. Ao abrir, vi ilustrações vibrantes em paginação dupla que estão cheias de detalhes e curiosidades.

“Um gato passeia pelo mundo, com seus bigodes, orelhas e patas…” E, em seu caminho, encontra a cada momento um animal que parece vê-lo através da sua percepção.

Cada ilustração é acompanhada por um texto curto, que possui a mesma estrutura, criando um ritmo interessante. Geralmente, a repetição agrada aos mais pequenos, que muitas vezes antecipam a frase, e, curiosos, esperam para saber qual o próximo bicho que vê o gato na narrativa. Esse “jogo” nos mostra o grande número de “vidas” que um gato pode ter! E eu adoro este tipo de livro para a mediação de leitura pelo formato, estrutura de texto e interação que propõe.

Como o assunto é percepção, a leitura do livro, para nós adultos, é um pouco diferente. Mas é justamente isso que torna as possibilidades deste livro fantásticas! Como a abelha vê o gato? Como o menino vê?  A raposa? A cobra?

Me faz lembrar o ditado: “Quando alguém julgar o seu caminho, empreste a ele os seus sapatos.” Toda vez que nos convidam a tentar calçar o sapato dos outros como exercício de empatia, precisamos saber que aquele sapato não nos pertence e encará-lo realmente como se vivêssemos a vida de outro personagem. Qual seu sistema de crenças, sua cultura, seu modo de vida, seus valores? É uma viagem para dentro de alguém. É um convite para ver com os olhos do outro.

Também neste livro, podemos ter outros questionamentos dando a conhecer outros saberes. Por exemplo, é comprovado biologicamente e cientificamente, as cobras são míopes, enxergando pouco ou quase nada e identificam através do cheiro ou calor a sua presa. Através dessas características, ela  possui uma capacidade sem igual de localizar coisas, pessoas e outros animais. A ilustração sugere isso, mas nem toda a criança ou adulto sabe essa informação…

Penso que é uma forma divertida e lúdica de ter abordagens diversas, falar com os mais pequenos de vários temas, como biologia, ciência, psicologia… etc.

Eu achei um magnífico álbum que celebra a curiosidade, a observação e a compreensão que cada um tem a partir de suas perspectivas daquilo que vê. E deixo uma pergunta… E você, quando você vê um gato, o que vê?

VN Online | Brendan Wenzel - Todos eles viram o gato (Publifolhinha) - Um livro pro semana... por Clara Haddad

.

Todos Eles Viram um Gato
Texto e ilustrações de Brendan Wenzel (Edicare): 14,95€. No Brasil, o livro está publicado pela publifolha.

Há quem tenha aprendido a importância da perspetiva com Leonardo Da Vinci, quem o tenha feito com a famosa cena da sala de aula no filme Clube dos Poetas Mortos. Depois de 2016, uma nova geração pode também fazê-lo com o livro Todos Eles Viram um Gato, do ilustrador Brendan Wenzel. A premissa é simples: um felino deambula pelo mundo “com os seus bigodes, orelhas e patas”. Uma criança vê-o, um cão, uma raposa, um peixe, um rato, uma abelha, um pássaro e até uma pulga. Todos veem o mesmo gato, mas  mais diferente. Porquê? É tudo uma questão de ponto de vista, num livro que pode despertar a curiosidade dos mais pequenos até em relação ao que pensavam que conheciam.

 

Obs: Este artigo foi originalmente publicado em Um livro por semana…. Por Clara Haddad #3.

Outras ligações:

Clara Haddad: Storyteller*Escritora*Produtora Cultural*Artista – homepage

Clara Haddad: Storyteller*Escritora*Produtora Cultural*Artista – facebook

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; info@clarahaddad.com .

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.