esposende - reciclagem - sensibilização - ilha_ecológica

Esposende precisa e quer reciclar em maior quantidade

 

 

No ano de 2022, a recolha seletiva de resíduos nos ecopontos do concelho de Esposende elevou-se a cerca de 1.822,90 toneladas. Destes resíduos, cuja recolha é efetuada pela Resulima, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos do Vale do Lima e do Baixo Cávado, 1.023,94 toneladas são da fileira de vidro, 361,57 toneladas de embalagens de plástico e metal e 437,39 toneladas de papel/cartão.

Atualmente, existem no concelho cerca de 285 ecopontos disponíveis para a recolha seletiva de resíduos, traduzindo-se num rácio de disponibilidade de um ecoponto para cada 123 habitantes.

Relativamente ao circuito de recolha dedicada ao comércio e serviços operado pela Resulima, em 2022 foram recolhidas cerca de 182,02 toneladas de resíduos para reciclagem, através do circuito de recolha implementado junto dos produtores comerciais e industriais, com 139,98 toneladas de papel/cartão recolhidas, às quais se juntam ainda cerca de 41,40 toneladas de plásticos e 0,64 toneladas de vidro.

No âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos junto de grandes produtores (restaurantes, cantinas, IPSS), foram recolhidas, no ano passado, 326,41 toneladas de biorresiduos orgânicos, que foram encaminhados para valorização orgânica, resultando em composto para utilização na agricultura.

Em Dia da Reciclagem, Esposende Ambiente solicita colaboração das populações do Concelho

Tendo-se assinalado ontem, 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela UNESCO com o intuito de sensibilizar para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos, a Esposende Ambiente relembra a importância de despertar na sociedade para a necessidade de refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo. Neste sentido, a empresa municipal solicita a colaboração de toda a população no acondicionamento e gestão adequada dos seus resíduos, apelando à separação seletiva dos resíduos e devido encaminhamento para os ecopontos sempre que possível. Através do seu gesto, as pessoas estarão a contribuir para um concelho mais sustentável, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.


Imagem: MEPS


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses

Pub

112 toneladas de resíduos nos ecocentros móveis da LIPOR

‘A Cozinha’ é primeiro restaurante Zero Resíduos da Europa

Louropel avança com nova Unidade de Reciclagem

Pinheiro-radiata com excelente crescimento e sobrevivência

Praias da Póvoa de Varzim com Qualidade de Ouro da Quercus

‘O rei vai nu’ em Famalicão

Donativos a VILA NOVA Online

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário