A história The Penelopes & Camisola Poveira , que reproduz reproduz o texto de Minês Castanheira integrado no livro As Penélopes, foi selecionada como uma das melhores 20 “Histórias do Património Europeu” de 2022. A escolha foi efetuada na sequência de uma candidatura efetuada pelo Município da Póvoa de Varzim ao Concurso de Histórias do Património Europeu.
Com esta distinção, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim obtém um importante reconhecimento internacional da valorização patrimonial da Camisola Poveira e do trabalho que tem feito para honrar as nossas tradições locais e dignificar o nosso património cultural.
The Penelopes & Camisola Poveira reproduz o texto de Minês Castanheira integrado no livro As Penélopes e associado à instalação de uma peça artística e de artesanato que recria 12 Camisolas Poveiras, que coloca em diálogo a tradicional Camisola Poveira e suas artesãs com a escrita de autoras, escritoras e poetas contemporâneas.
Jornadas Europeias do Património 2022 dedicadas à Camisola Poveira
Lançado em 2018, o Concurso de Histórias do Património Europeu é promovido pelo Conselho da Europa e pela União Europeia. A iniciativa dirige-se às comunidades locais empenhadas em partilhar experiências de preservação e de promoção do património cultural tangível e intangível, tendo que cumprir diversos critérios, nomeadamente o de contribuir, de forma clara, para a dimensão europeia da cultura. Por outro lado, o Concurso de Histórias do Património Europeu está também relacionado com as Jornadas Europeias do Património, das quais o Município da Póvoa de Varzim tem sido parceiro, e cuja edição de 2022 será dedicada à Camisola Poveira.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Primeiro Dia da Camisola Poveira assinalado na Póvoa de Varzim
Luísa Costa Gomes vence Prémio literário Casino da Póvoa 2022
Imagem: MPVZ
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Póvoa de Varzim aprova 57 milhões de euros para Orçamento Municipal