A água distribuída pela INDAQUA Vila do Conde é considerada 100% segura pelo regulador do setor. O resultado agora divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) coloca a qualidade da água da rede pública deste concelho num grupo restrito de apenas 34 concelhos onde esse valor máximo foi atingido.
Anualmente, a ERSAR divulga os valores obtidos nos vários municípios portugueses no que diz respeito à qualidade da água distribuída na rede pública. No mais recente relatório, onde fica patente uma melhoria a nível nacional da qualidade da água da rede pública, Vila do Conde destaca-se por ter água 100% segura a chegar a mais de 67 mil consumidores.
Os dados do relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano”, divulgado pelo regulador, são relativos a 2020 e permitem perceber ainda que Vila do Conde está, no indicador de água segura, acima da média nacional (98,85%) e distrital (98,40%, considerando todas as entidades gestoras do distrito do Porto).
Apesar da segurança comprovada a cada ano pelo regulador, apenas 32% dos clientes admitem consumir água da rede, de acordo com um inquérito realizado pela INDAQUA entre março e abril de 2021. Uma realidade que acarreta graves riscos para a saúde pública, como mostram os resultados do estudo “Qualidade da água das captações particulares”, também promovido pela INDAQUA com recurso a laboratórios independentes. O estudo mostrou que 70% dos 40 poços e furos analisados, ainda em 2020, não cumpriam os padrões mínimos que garantem a segurança e a qualidade da água usada para consumo humano.
‘Medidas preventivas rigorosas de controlo dos processos na distribuição da água em Vila do Conde’
“É pela importância que o consumo de água da rede tem para a saúde pública que reforçamos, de forma contínua e nas nossas ações de educação ambiental, o quão fundamental é a não utilização, para consumo humano, de água de furos e poços particulares”, explica Alexandre Leal, Diretor Geral da INDAQUA Vila do Conde. “Os resultados apresentados pelo regulador comprovam a segurança da água da torneira e advêm da adoção de medidas preventivas rigorosas de controlo dos processos envolvidos na distribuição da água, que continuaremos a implementar”, acrescenta.
Para além de Vila do Conde, a INDAQUA alcançou resultados acima dos 99% (água considerada “boa”) em todos os territórios em que garante o abastecimento de água para consumo humano. Entre eles, destacaram-se igualmente Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, com classificações de 100% no indicador de água segura.
Novo site da Indaqua distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: INDQ
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.