O ciclo de conversas on-line A Última Gota assinala o Dia Mundial da Água, sendo um alerta para a importância deste bem comum sem o qual a vida não consegue acontecer. As conversas irão desenrolar-se, em direto, no youtube do Pavilhão do Conhecimento esta segunda feira, 22 março, entre as 10h00 e as 13h00, sem necessidade de registo prévio.
A Última Gota, ciclo promovido de conversas proprovidenciado pelo Pavilhão do Conhecimento ao abrigo do programa Ciência Viva, irá explorar cinco desafios que se vivem – ou poderão vir a viver-se num futuro próximo – relacionados com a disponibilidade e gestão da água no nosso país: escassez de água e períodos de seca, distribuição de água e os desafios associados, contaminação e poluição de cursos de água, fabrico e reutilização de água e ainda o estado dos aquíferos em Portugal.
Investigadores e especialistas convidados apresentarão problemas e possíveis formas de os resolver, convidando o público a questionar-se e a fazer parte da solução.
Esta iniciativa é promovida pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva em colaboração com a Águas de Portugal.
Programa do ciclo de conversas online ‘A Última Gota’
10:10 | Abertura
Aquametragem (5 min)
Hidro, o protagonista da história, encontra uma fonte de água potável e utiliza-a descuidadamente. Conseguirá ele passar a valorizar este bem comum de forma sustentável?
Oradores: Ana Noronha (Ciência Viva) e Águas de Portugal
10:10 – 10:40 | Da poluição à solução (público alvo: 3º ciclo e secundário)
A poluição dos cursos de água coloca em risco a vida de várias espécies aquáticas e terrestres, mas também a qualidade da água que bebemos. A poluição não se resume ao lixo que encontramos nos ecossistemas aquáticos, tendo também outras fontes e origens. Como poderemos fazer parte da solução?
Oradores: Pedro Teiga (E.Rio/APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos)
10:45 – 11:15 | Escassez de água? Que seca! (público alvo: 1º e 2º ciclo)
A escassez de água e a seca são problemas a nível global embora não atinjam de igual forma todo o planeta. De norte a sul do país, as regiões portuguesas também não são todas iguais quando falamos de disponibilidade de água. O que está a ser feito para mitigar estes problemas?
Oradores: Cátia Nunes (ANP/WWF – Associação Natureza Portugal/World Wildlife Fund)
11:20 – 11:50 | Desta água beberei (público alvo: 1º e 2º ciclo)
Abrimos a torneira e em poucos segundos enchemos um copo de água. Nem nos questionamos sobre todo o processo que está por detrás de um gesto tão simples. Mas de onde vem essa água? Qual o percurso que faz e como chega até nós? Os desafios do passado serão os mesmos do presente?
Oradores: Margarida Filipe (Museu da Água da EPAL)
11:55 – 12:25 | Segredos subterrâneos em perigo (público alvo: 3º ciclo e secundário)
Os aquíferos parecem ficar esquecidos apesar da sua elevada importância. As águas subterrâneas são muitas vezes a única opção para o abastecimento de água em zonas com escassez e em regiões onde as infraestruturas de distribuição são escassas. Como poderemos preservar e fazer uma melhor gestão destes segredos subterrâneos?
Oradores: João Nascimento (CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade/IST – Instituto Superior Técnico)
12:30 – 13:00 | Podemos fabricar água? (público alvo: 3º ciclo e secundário)
A água que temos no nosso planeta recircula na natureza continuamente há milhares de milhões de anos. Na realidade em que vivemos atualmente, de escassez e desperdício de água, conseguiremos nós fabricar mais deste bem tão precioso? Poderemos ter na dessalinização e na reutilização de águas residuais as soluções para estes problemas?
Oradores: Sara Duarte (Águas do Tejo Atlântico)
13:00 | Encerramento
Obs: se é professor, não deixe de consultar os recursos disponibilizados sobre o assunto pela Academia Ciência Viva para Professores, pois podem ser-lhe bastante úteis.
Imagens: CV
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo – ocasional ou periódico – sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio receberá o respetivo recibo. Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*