‘Escolhe o Ar em Movimento’ sensibiliza para necessidade de redução da poluição na Trofa

 

 

 

Escolhe o Ar em Movimento” é o projeto da Trofa que visa sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens trofenses relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar. A iniciativa recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e noutros espaços exteriors, através da visualização de vídeos de realidade virtual com recurso a óculos VR. tendo em conta tão premente objetivo, a Câmara Municipal da Trofa vai levar o projeto a todos os alunos do 1º Ciclo das escolas do concelho.

Recurso a tecnologias de última geração em sala de aula

O projeto “Escolhe o Ar em Movimento” recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e em espaços exteriores bastante frequentados, concretamente através da visualização de vídeos/mensagens de realidade virtual captados em 360º com recurso a óculos VR, seguida de uma parte prática com recurso a uma aplicação de realidade aumentada.

O vídeo de realidade virtual, com a duração de dois minutos, simula um percurso de bicicleta pelo Parque das Azenhas, na Trofa. À medida que os alunos progridem, virtualmente, pela ecovia, poderão ver informação a surgir ao redor, informação essa ligada com a temática da qualidade do ar, da qualidade de vida e da melhoria da saúde.

As potencialidades da realidade virtual oferecem a quem assistir ao vídeo a sensação de se deslocar no Parque, permitindo observar os principais pontos de interesse ao longo do percurso.

A aplicação da realidade aumentada foi concebida para tablets com sistema operativo Windows e aborda a qualidade do ar e a promoção de hábitos de vida saudáveis na cidade, para uma melhor qualidade de vida.

Projeto desenvolve-se também no exterior da escola

O conceito, bipartido, assenta em duas modalidades: uma modalidade para dinamização em sala de aula e uma modalidade de reconhecimento exterior, na qual serão dispersos, em 10 pontos da cidade da Trofa, suportes com padrões de reconhecimento (QR Code) que permitam aos alunos e a outros cidadãos com a app verificar as experiências de realidade aumentada disponibilizadas.

O objetivo é enfatizar os benefícios da mobilidade sustentável, demonstrando as formas como o Município da Trofa tem trabalhado na promoção dessa prática, fomentando, ao mesmo tempo, a valorização do território.

Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente financia projeto

A Trofa viu aprovada a sua candidatura do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, cujo financiamento foi aprovado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, seguindo as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Destinado a ser aplicado junto dos alunos do 1º Ciclo das escolas do concelho, pretende sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar, contribuindo para objetivos estratégicos como a adoção de práticas mais sustentáveis.

As várias ações, entretanto, preparadas pela autarquia, tiveram de ser alteradas devido ao constrangimento da pandemia. Assim, as iniciativas nas escolas e dedicadas ao público serão adiadas e recalendarizadas para quando estiverem reunidas as condições de segurança necessárias à sua realização.

 

Imagem: Marco Neves

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário