O teletrabalho é uma nova forma de colaboração profissional entre a empresa e o colaborador, que permite a este último desempenhar as suas funções a partir de casa e/ou à distância, mas oferece benefícios para ambos.
A forma de trabalhar nunca sofreu uma mudança tão radical como nos últimos meses, com o início da pandemia causada pelo Covid-19. Muitas empresas tiverem que se adaptar ao teletrabalho para continuarem a funcionar, enquanto os seus colaboradores iniciavam o período de confinamento.
Felizmente, nos últimos anos desenvolveram-se ferramentas para orientar o trabalho das pessoas à distância, sem necessidade de uma proximidade física.Além disso, e nos dias de hoje, ter internet em casa e dados móveis no telefone é cada vez mais comum, e “estar online” já não é um problema.
As empresas souberam aproveitar esta evolução em torno da gestão e colaboração remota e têm recorrido a tais aplicações, o que lhes permite seguir com a sua atividade durante uma situação crítica como esta, com mais ou menos “normalidade”.
Vantagens do teletrabalho para o colaborador:
- Evitam-te os tempos de deslocação à empresa. Deste modo, oferece uma melhor gestão do tempo evitando também situações que geram gasto de energia, como trânsito e aglomerações nos transportes públicos;
- Fomenta a poupança económica, pois reduzem-se os gastos de transporte e alimentação fora de casa levando a uma melhor otimização do salário;
- Oferece tranquilidade e maior concentração, o que pode ser benéfico a nível emocional. A nossa casa inspira confiança e segurança, elementos que ajudam a evitar sintomas de burnout;
- Melhoria da conciliação laboral, já que é possível ajustar os horários laborais com as necessidades da vida pessoal. Este fator aumenta a motivação;
- É possível trabalhar a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, estando em casa, em viagem ou num hotel com vista para o mar… E sem interromper a jornada de trabalho.
Vantagens do teletrabalho para as organizações:
- A nível de custos fixos, a empresa pode poupar e reduzir a conta da eletricidade, e em equipamentos de informática, aquecimento e outras despesas com o trabalho presencial;
- A empresa pode contratar os melhores profissionais, podendo realizar processos de seleção à distância. Ou seja, o teletrabalho também permite abrir as portas ao talento;
- A empresa pode continuar a manter a comunicação constante com o trabalhador graças às novas tecnologias;
- O teletrabalho oferece a possibilidade de estabelecer colaborações flexíveis com os colaboradores.
Quando se trata de trabalhar remotamente, existem algumas aplicações que facilitam a nossa gestão de tempo e trabalho, para que seja possível executar as mesmas funções e tarefas que normalmente executamos na empresa em outro qualquer lugar.
5 aplicações úteis para otimizar o teletrabalho:
É uma das aplicações mais versáteis para trabalhar e está disponível em versão web e mobile. Semelhante a um quadro com post-its, permite criar tarefas/projetos ou simplesmente tomar nota de ideias que nos ocorrem. Podemos também atribuir tarefas concretas a determinadas pessoas.
Muito direcionada para as empresas, permite uma comunicação direta com os membros das diferentes equipas dentro da mesma empresa. Segmenta os departamentos por canais, permite chamadas e videochamadas, envio de ficheiros e dispõe ainda de chat.
É uma aplicação ideal para o teletrabalho, pois permite-lhe conversar com os seus colegas em diferentes canais. Também oferece a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo com os membros da sua equipa. Além disso, integra o Office 365, o que é outro aspeto que torna esta ferramenta mais atrativa para as organizações.
Apresenta-se como um editor de documentos e permite que várias pessoas editem um documento em simultâneo, cada uma conectada a partir de um dispositivo diferente, sendo as alterações efetuadas em tempo real.
É uma aplicação de desenvolvimento de software e código focada no trabalho em equipa. Permite que os utilizadores adquiram determinadas funções nas equipas e garante permissões dentro delas. Inclui um chat com ferramentas de moderação para acompanhar os projetos. Uma das suas vantagens é que evita que se substitua acidentalmente o trabalho de outra pessoa (ou mesmo o seu!) e também apresenta um histórico de alterações.
Já utiliza alguma destas aplicações no seu teletrabalho? Partilhe connosco o seu feedback!
Imagem: Marcus Aurelius
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*