‘É Bom Pedalar Aqui!‘ é o novo projeto de Educação Ambiental do Município da Póvoa de Varzim e constitui um desafio lançado às escolas do concelho para promover o ensino e a prática do uso da bicicleta em contexto escolar.
A apresentação deste projeto decorreu hoje, no momento em que decorre a Semana Europeia da Mobilidade, e contou com a presença dos Diretores de Agrupamento e Coordenadores do 1º Ciclo de Ensino Básico que assistiram à apresentação do projeto pelos Vereadores da Mobilidade e do Ambiente, no Auditório Municipal.
Sílvia Costa explicou que “esta é uma oportunidade de, através de um projeto aprovado e elegível para financiamento pelo Fundo Ambiental – ENEA, dotarmos um universo de 5 escolas básicas do concelho poveiro com pavimentos e sinalética de curtos circuitos cicláveis, que permitirão às turmas de 3.º ou 4.º anos aprender a andar de bicicleta em segurança e desenvolver princípios de cidadania ativa em grupo”.
Luís Ramos aproveitou a sessão para recordar as várias medidas que têm sido implementadas de incentivo à mobilidade com modos suaves (a pé e de bicicleta) e pela sustentabilidade no Município da Póvoa de Varzim – a rede municipal de ciclovias que se estende ao longo de 30 km, a nova rede de transportes rodoviários, a reabilitação do Centro Coordenador de Transportes, a reabilitação do Bairro da Matriz, a limitação da velocidade para zonas 30 em todas as áreas escolares, os pontos de carregamento de veículos elétricos espalhados pela cidade e, ainda, a criação de vias estruturantes como a ampliação da via B.
O Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, também marcou presença na sessão e lançou o repto aos representantes das escolas para que colaborem com o Município na implementação deste projeto, de modo a fomentar junto dos mais novos a formação cívica e a importância de levarmos para o meio urbano aquilo que aprendemos na escola: andar de bicicleta em segurança.
O “É Bom Pedalar Aqui!”, pelo público-alvo sobre o qual visa atuar, terá grande impacto em termos de transformação de comportamentos em prol da preservação do meio ambiente, já que as crianças têm um efeito multiplicador importante na comunidade e interiorizam novos hábitos com muita facilidade.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Município da Póvoa de Varzim
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.