Casas do Conhecimento desafiam leitores a conhecer 6 livros

 

 

A Rede Casas do Conhecimento (RCdC), que junta a Universidade do Minho e diversos municípios, retoma esta quarta-feira o ciclo “Comunidade de Leitores”, que inclui conversas sobre mais seis livros, uma por mês, até fevereiro de 2021. A primeira obra escolhida é “Novaceno – o advento da era da hiperinteligência”, do ambientalista britânico James Lovelock, e vai ser apresentada às 17h30 pelo coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, Ismael Graça. A inscrição para participar online é gratuita.

A 21 de outubro, “Planalto do Gostofrio”, que Bento da Cruz dedicou ao povo barrosão, vai ser desvendado pela vereadora da Educação do Município de Montalegre, Fátima Fernandes. Já a 18 de novembro é a vez de “O tempo não existe: manifesto (bilingue)”, do arquiteto, pintor e pensador Nadir Afonso, ser analisado pela presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso. E o romance “A hora da estrela”, da modernista brasileira Clarice Lispector, vai ser trazido a 16 de dezembro por Carlos Mendes de Sousa, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho.

No início de 2021, Carlos Subtil revela a 20 de janeiro o seu livro “Bernardino António Pires: ilustre médico iluminista nascido em Paredes de Coura”, enquanto o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, conversa a 17 de fevereiro sobre “Frente ao contágio”, escrito por Paolo Giordano sobre a pandemia atual. Todas as sessões estão previstas para as 17h30.

Esta terceira edição da “Comunidade de Leitores da RCdC” quer continuar a promover a leitura, através da formação de comunidades locais, e a partilhar conhecimento em rede. O projeto tem a colaboração dos Serviços de Documentação da UMinho e dos municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde. O evento é em formato online face ao contexto sanitário, embora mais tarde se pretenda o formato híbrido, para que os cidadãos possam interagir pessoalmente com o convidado da sessão e a sua comunidade local.

comunidade de leitores - rede de casas de conhecimento - literatura - universidade do minho - vila verde

Extra-programa: Combater a Pandemia com UM Conhecimento

Entretanto, a Casa do Conhecimento da UMinho prossegue a 24 de setembro o ciclo de conversas online “Combater a Pandemia com UM Conhecimento”. A professora Teresa Soares, da Escola de Economia e Gestão da UMinho, vai abordar às 18h00 o tema “Benefícios económico-financeiros e fiscais em tempos de pandemia”. A 22 de outubro é a vez de Pedro Morgado, professor da Escola de Medicina da UMinho, refletir sobre “Como reduzir o impacto da pandemia covid-19 na saúde mental”. As inscrições para esta iniciativa são divulgadas na página facebook das Casas do Conhecimento. As sessões de novembro e dezembro vão ser anunciadas em breve.

 

Imagens: UMinho

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário