José Martins da Costa Lima, nasceu em 18 de Janeiro de 1946, na Rua da Abadia, situada em pleno casco histórico de Ponte de Lima.
Frequentou a Escola Primária da Vila, tendo seguidamente ingressado na Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo (atual Escola Secundária de Monserrate), onde concluiu o Curso Comercial.
No período de 1962/1964, exerceu funções, como estagiário, nas Repartições de Finanças de Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Em 1966, ingressou na então Caixa de Previdência e Abono de Família do Distrito de Viana do Castelo, tendo, em 1969, sido destacado para exercer funções nos Serviços Externos da dita Instituição, nomeadamente, no apoio e esclarecimento sobre o Abono de Família aos trabalhadores rurais, por altura da primavera Marcelista.
Em 1973, foi incumbido da chefia dos Serviços Administrativos da dependênccia da Segurança Social, em Ponte de Lima, continuando a exercer idênticas funções no Centro de Saúde da Vila e, após 1975, já sob a tutela do Ministério da Saúde, situação em que se manteve até à data de aposentação.
No âmbito das suas atividades no campo associativo, desde 1973, exerceu todas as funções na Direção da Associação Desportiva “Os Limianos”, tendo como momento alto, a conquista do Campeonato Nacional de Futebol da 3ª.Divisão Nacional, na época de 1993/94, continuando, com intermitências, até à época 2015/16, em que terminou funções, na qualidade de Presidente do Clube.
É possuidor de um vasto registo fotográfico da História da Associação Desportiva “Os Limianos”.
De 2001 a 2006, exerceu funções diretivas na Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Ponte de Lima, tendo como ponto de destaque, a construção do Centro Comunitário de Refoios.
Após a sua aposentação, e a conselho de dois velhos amigos do seu tempo escolar, António Cavaleiro e Salvador Soutinho Verde, iniciou a sua atividade lúdica no campo fotográfico, em que assumiu particular relevo, o registo em vídeo e fotografia, do momento em que os elefantes do Circo Cardinali, foram a banhos no Rio Lima, proporcionando imagens inéditas que mereceram destaque nos meios de comunicação social nacionais e internacionais.
Tem, como vocação especial, o registo de usos e costumes de Portugal, nomeadamente, para os trajes, danças e modinhas, em que o Alto Minho assume especial relevo. E, por sua especial gentileza, o BLOGUE DO MINHO tem o privilégio de poder publicar muitas das suas fotos, constituindo um valioso contributo para a qualidade deste espaço de informação ao serviço da nossa região – o Minho!
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Fonte e Imagem: BM
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
Paypal: vilanova@vilanovaonline.pt
Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.