Stress e exaustão baixam qualidade de vida e desempenho no trabalho?
Pois é o cabal esclarecimento desta questão que os alunos do Curso de Enfermagem do ISAVE pretendem atingir com o lançamento de um inquérito aos profissionais de saúde a sua classe.
A avaliação dos níveis de stress, exaustão e coping em enfermeiros durante a pandemia de Covid-19 constitui o tema de um estudo que está a ser desenvolvido pelos estudantes da Licenciatura em Enfermagem do ISAVE — Instituto Superior de Saúde, com sede em Amares. Trata-se de um estudo online que está a ser coordenado pelos docentes Lígia Monterroso, Mafalda Duarte e João Neves Silva.
A necessidade de fazer esta investigação resultou da constatação de que a recente pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo nos profissionais de saúde em Portugal e, em particular, nos enfermeiros que lidam direta ou indiretamente com esta realidade em Cuidados de Saúde Primários (CSPs) ou em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPIs).
“Elevados níveis de stress e exaustão profissional nos enfermeiros, associados à insuficiência de estratégias de coping, provocam baixos níveis de qualidade de vida e desempenho no trabalho, comprometendo não só o sucesso das organizações como também a qualidade dos cuidados de saúde prestados” é o ponto de partida do estudo em marcha.
Os objetivos a atingir incluem a identificação das “fontes geradoras de stress nos enfermeiros” e a comparação entre o stress sentido entre estes profissionais que operam em CSPs e os que operam em ERPIs, para além de quantificar e descrever estratégias de coping igualmente relativas a estes profissionais de saúde.
Os alunos de Enfermagem do ISAVE convidam todos os enfermeiros e enfermeiras a exercer a sua profissão em CSPs e ERPIs em Portugal e cuja atividade predominante seja a prestação direta de cuidados de saúde, através do preenchimento de um questionário anónimo e confidencial.
Como é norma nestes estudos, os dados recolhidos serão tratados, analisados e divulgados de acordo com as regras de investigação e ética científica.
Fonte e Imagem: ISAVE
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