Ricardo Rio testemunha crença na afirmação da Europa

 

 

Para fazer face à crise actual, Ricardo Rio pretende uma Europa “aberta, dinâmica e arrojada, capaz de construir novos objectivos e novos projectos dentro do seu próprio espaço da União, mas também da sua afirmação no mundo“. No dia em que se assinala o Dia da Europa, o presidente da Câmara Municipal de Braga deu o seu testemunho que foi solicitado e partilhado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Na sua declaração, Ricardo Rio analisa o contexto europeu no pós-Covid. Acredita que com o eclodir desta pandemia, nenhum dos objectivos da Europa ficará esquecido e, antes pelo contrário, o projecto europeu sairá ainda mais valorizado.

“Será importante voltar a catalisar a ligação entre aqueles que compõem este espaço comum. Estes milhões e milhões de cidadãos que têm ideais partilhados, que têm objectivos definidos em conjunto e que têm consciência que é na articulação entre todos que o nosso futuro pode ser mais auspicioso”, sustenta Ricardo Rio.

Para o Autarca, o futuro europeu após a pandemia “terá forçosamente que ser assente na inovação, na aposta na prosperidade económica, no estreitar de laços entre os vários Estados-membros, numa responsabilidade solidária entre eles próprios e para com terceiros”, defende Ricardo Rio, acrescentando que é importante a Europa volte a assumir essa mesma dimensão global.

Pensar global, agir local

E é nessa dimensão globalizada e agregadora em torno de objectivos comuns que, segundo o presidente Bracarense, reside a maior robustez do projecto europeu. “Uma dimensão que parte da força da diferença entre cada um dos seus espaços, dos seus agentes, mas que, obviamente, construa pilares de um projecto comum. Aí, será ainda mais importante valorizar aqueles que são os agentes de proximidade, aqueles que têm capacidade de concretizar esses objectivos junto de cada uma das comunidades e dos seus territórios”, refere Ricardo Rio, sublinhando que neste contexto as regiões, as cidades e as autoridades locais “devem particularmente ter um peso acrescido naquilo que é a Europa do futuro”.

Uma Europa que só fará sentido “se cada um desses valores forem respeitados e se cada uma das suas premissas forem incutidas na acção europeia conjunta e em vez de olharmos para aquilo que são os egoísmos e as perspectivas umbiguistas de cada um dos seus Estados-membros, possamos olhar para uma Europa em que a força de todos é a força do seu conjunto”, aponta Ricardo Rio, defendendo que “é nessa Europa que eu acredito, é para essa Europa que eu quero continuar a trabalhar”.

A cidade de Braga associa-se às comemorações do Dia da Europa, efeméride que hoje se assinala. Uma data que destaca a união e solidariedade que ultrapassam as fronteiras de cada país, especialmente em tempos de crise global como a que estamos a viver, devido à pandemia da Covid-19.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagem: MBRG

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário