Três semanas depois das aulas presenciais terem sido suspensas, a 10 de março, devido à pandemia da Covid-19, o Instituto Politécnica do Cávado e do Ave – IPCA, de Barcelos, conseguiu de imediato dar continuidade às aulas no modelo de ensino a distância. De facto, 5.000 estudantes e cerca de 450 docentes adaptaram-se rapidamente a uma nova realidade de ensino, não colocando em causa o normal funcionamento das atividades letivas.
“Temos que nos adaptar e está tudo a decorrer a bom ritmo”, garante a presidente do IPCA, Maria José Fernandes. “Passadas três semanas, o balanço das aulas em formato digital é positivo. Com o esforço acrescido dos docentes, estudantes e colaboradores as aulas continuam a decorrer dentro da normalidade possível face à situação atual em que nos encontramos”.
A presidente esclarece ainda que o normal, hoje em dia, é o online ser “cada vez mais uma realidade nas nossas vidas”. O online entrou já antes se fazia sentir na instituição, mas agora é a realidade do dia a dia: o IPCA tem aulas online, o IPCA faz as reuniões online…
João Pereira, o presidente da Associação Académica do IPCA desde 2019, voz dos estudantes, lembra que as rotinas foram alteradas e as salas de aulas deram origem aos ecrãs dos computadores e a uma adaptação a novos meios de aprendizagem: “As videoaulas têm funcionado da melhor forma, também por uma adaptação já existente na instituição com cursos já a serem lecionados em ensino a distância”.
Paula Rocha, estudante do 2º ano do curso de Solicitadoria em regime pós-laboral, está satisfeita pelo facto de continuar a ter aulas, que estão a ter uma boa adesão, e não ter necessidade de interromper o ano letivo. “As aulas por videoconferência correm bem. A nossa participação pode ser verbal ou no chat. Quando resolvemos problemas práticos, temos um tempo para os fazer, como em contexto de sala de aulas, e temos os professores sempre online para esclarecermos as nossas dúvidas”.
Fonte e Imagem: IPCA
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