A Escola Básica e Secundária D. Dinis, em Santo Tirso, viu hoje, 13 de janeiro, ser inaugurada uma Sala Snoezelen. O projeto, vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2015, foi proposto por duas alunas do respetivo agrupamento que na altura frequentavam a Escola Básica da Agrela e Vale do Leça. Hoje, as duas jovens mostraram-se contentes com o resultado final.
“Achámos que era uma mais-valia para a comunidade escolar e para o concelho, a Sala Snoezelen – um espaço multissensorial, com estímulos para todos os sentidos – não só pelos benefícios que tem para pessoas com necessidades especiais, mas para todos os que têm altos níveis de ansiedade”, explicou Vânia Cunha, durante a sessão de inauguração.
Beatriz Carneiro, por seu turno, adiantou que a sala “tem até alguns elementos a mais do que inicialmente pensámos, pelo que ficou melhor do que aquilo que tínhamos idealizado”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, começou por felicitar as duas jovens, aproveitando a ocasião para salientar a importância do OPJ para o Município: “Para além de promover a cidadania ativa junto dos mais jovens consegue ainda dar projetos muito relevantes para a comunidade, como este que estamos hoje a inaugurar”.
O autarca lembrou ainda que “até à data, a única Sala Snoezelen existente no concelho era a da Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), que tem vindo a fazer um trabalho de excelência com alunos de todos os Ciclos e que já não conseguia dar resposta a tantos pedidos, pelo que este equipamento é mais do que bem-vindo”.
A nova Sala Snoezelen vai beneficiar, não só os alunos da Escola Básica e Secundária D. Dinis, mas também de todos os agrupamentos do concelho.
Alberto Costa visitou ainda o novo Centro de Apoio à Aprendizagem que abriu no início do ano letivo para dar apoio aos alunos com necessidades especiais, nomeadamente ao nível do autismo, o primeiro do concelho para alunos do secundário.
O OPJ é uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas, tem um orçamento de 120 mil euros.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Município de Santo Tirso
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.