Ensino | Esposende promove natação junto de 400 alunos do 1º Ciclo

 

 

Em Esposende, 400 alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, frequentam o projeto “Aprendizagem da Natação” desde o passado dia 7 de outubro.

Cada turma deslocar-se-á às piscinas Foz do Cávado e de Forjães, ao longo de um período letivo, iniciando a aprendizagem da natação, sendo os encargos decorrentes da atividade e transporte dos alunos assegurados pela Câmara Municipal de Esposende. A atividade será desenvolvida por um professor de Educação Física, em coadjuvação com o professor titular de turma.

Promover o sucesso educativo

Tendo como objetivos promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação global e de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades, este projeto prtende, para lá da redução das desigualdades existentes ao nível das possibilidades e oportunidades de acesso à prática desportiva, estimular e desenvolver hábitos de higiene e um estilo de vida mais saudável.

O Município de Esposende também promove, no presente ano letivo, em continuidade do trabalho realizado em anos letivos anteriores, os Projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora na Educação Pré-Escolar.

Os principais objetivos do Projeto de Educação Musical passam por despertar a sensibilidade auditiva das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo e emocional; promover, desde cedo, o contacto com os sons, os instrumentos musicais e a música, em geral.

O Projeto de Expressão Físico-Motora, por sua vez, pretende promover a iniciação da prática desportiva das crianças, fomentando o conhecimento, a compreensão de regras e o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras.
Ambos os Projetos iniciaram no passado dia 7 de outubro e abrangem cerca de 500 crianças em idade pré-escolar.
Considerando a qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo como pontos fulcrais da ação pedagógica, através do desenvolvimento destes Projetos, o Município pretende proporcionar o aprofundamento das atividades e o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.

Para além destas propostas, o Município de Esposende e as empresas municipais Esposende 2000Esposende Ambiente disponibilizam um leque alargado de cerca de 50 propostas de atividades e serviços educativos para o ano letivo 2019/2020. Estas propostas estão disponíveis no Portal “Esposende Educa”, enquadradas por áreas, alinhadas de acordo com as orientações estratégicas previstas no Plano Estratégico Educativo Municipal. Assim, destacam-se o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar- Rumo ao Sucesso, a Educação Cultural e Artística, a Educação para a Cidadania, a Educação para a Saúde e Desporto, a Educação Ambiental e a Educação para a Segurança. No mesmo portal, encontram-se também disponíveis informações de Eventos, Formação e Campanhas de Sensibilização.

Fonte e Imagens: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário