O Município de Guimarães tem vindo a testar soluções na abolição dos herbicidas químicos e eliminou totalmente o uso de herbicidas tipo Glifosato, há cerca de três anos, cumprindo as normas europeias que a isso preconizam.
As soluções técnicas neste momento utilizadas pelo Município de Guimarães são, na maior parte dos casos, a monda manual – que permite a remoção das áreas ajardinadas apenas as espécies com características indesejadas – e a monda moto-manual e mecânica, através de pequenas motorroçadoras aplicáveis em bermas e passeios em pedra.
Em situações muito específicas no controlo de infestantes são utilizadas alternativas não químicas, como soluções biológicas para controlo de plantas infestantes e apenas usados produtos de origem natural.
Assinar este manifesto permite alterar a prática generalizada no nosso país do uso do glifosato para controlo de plantas infestantes, sendo que a adesão a esta campanha reflete-se como uma boa prática numa abordagem mais alargada de olhar o espaço público colocando a saúde pública e o ambiente em primeiro lugar. Trata-se ainda de um caminho a percorrer na aceitação das ervas espontâneas pela população também, num modo mais verde e ecológico dado que cada vez fazem mais parte da paisagem urbana.
Fonte e Imagem: Município de Guimarães
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*