Animação | “Danças do Mundo” regressa a Santo Tirso

 

 

 

Um dos maiores Festivais Internacionais de Folclore do Norte do país está de regresso a Santo Tirso na noite de domingo, 21 de julho, pelas 21h30, com atuações de grupos de todo o mundo.
Nove grupos de países como México, Bolívia, Sérvia, Croácia, Buriácia, Peru e Quénia juntam-se aos dois representantes nacionais na Praça 25 de Abril para celebrar a dança enquanto expressão artística representativa da cultura dos povos.

 

 

“É uma iniciativa que, de ano para ano, tem ganho cada vez mais espectadores. Pela grande qualidade a que nos tem habituado, ganhou um público fiel que vem até Santo Tirso descobrir as tradições da dança de diferentes geografias”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

A representação nacional ficará a cargo do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas e do Grupo Folclórico de Santo André de Sobrado, e entre os vários participantes estarão o Danzart Bolivia, da Bolívia e o Folk Ensemble “Preporod” Dugo Selo, da Croácia. Da Buriácia chega o grupo Altan Bulag, do México o Ballet Folklóorico de la Universidad Autonoma de Coahuila e, do Peru, o Identidad Peru Taller de Danzas. Quénia e Sérvia encerram o leque de participações com atuações dos grupos Nairobi Dancers e Kud “Ljubomir Ivanovich – Gedza”, respetivamente.

Ao todo serão, aproximadamente, 280 os intérpretes a subir ao palco, entre bailarinos, cantores e instrumentistas. Meia hora antes do arranque do festival, os diferentes grupos participantes desfilam pelas principais artérias da cidade rumo à Praça 25 de Abril, onde, pelas 21h30, darão a conhecer as suas tradições através da música, da dança e dos cantares.

O Festival tem organização da Casa da Gaia (Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe) em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso.

 

Imagem: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede. Só o conseguiremos fazer com capacidade financeira.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo.

MBWay: 919983484

Multibanco ou Netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário