No primeiro centenário da morte de Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, 1º Visconde e 1.º Conde de Margaride (08 de janeiro de 1836 – 30 de julho de 1919), o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta do Município de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques de Bragança e A Oficina – Casa da Memória evocam o ilustre vimaranense, destacando algumas facetas da sua vida e obra, através de um conjunto de iniciativas, a desenvolver em Guimarães, que visam destacar algumas facetas da sua vida e obra.
Assim, este sábado, 27 de abril, a partir das 15h30, realizaram-se conferências na Sociedade Martins Sarmento sob o tema “Sistemas de representação e instituições políticas em Portugal na história contemporânea”. O professor Pedro Tavares de Almeida efetuou uma exposição sobre “As reformas eleitorais no Portugal Liberal: uma resenha crítica e comparativa” enquanto José Ribeiro e Castro apresentou “A Reforma Eleitoral: uma necessidade de hoje”, com moderação de Wladimir Brito.
A partir de 2 de maio, no percurso da exposição permanente do Paço dos Duques será possível apreciar peças de vestuário relacionadas com os Condes de Margaride e os seus servidores. Trata-se de uma pequena mostra do acervo oferecido pela família dos Condes de Margaride ao Paço dos Duques de Bragança.
No dia 30 de julho, o dia do centenário da morte do Conde de Margaride, será inaugurada a exposição “O Conde Margaride na Sociedade Martins Sarmento”, destacando o importante papel que desempenhou nesta instituição. No mesmo dia, a Casa da Memória de Guimarães propõe a “Cartografia de um retrato” com uma visita aos lugares do Conde de Margaride na cidade.
No dia 13 de julho realizar-se-á uma “Visita Guiada” à Casa do Carmo, habitação dos Conde de Margaride. A inscrição dos interessados nesta iniciativa deverá ser feita por email.
O programa terminará com a apresentação e disponibilização do arquivo online Conde Margaride – Casa do Carmo, numa sessão agendada para 15 de novembro, às 18h00, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Esta sessão sob o tema “Conde de Margaride. Das origens ao pariato: trajetória de um político local de dimensão nacional”, por Francisco Brito e Rui Faria.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Municopio de Guimarães
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.