O valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) foi aumentado, em 2019, em 1,6%, tendo passado de 428,90 euros para os 435,76 euros. Tal como o nome indica, é este o valor que serve de base ao cálculo das prestações sociais.
Este aumento, que já era conhecido com base no PIB e na inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação, divulgados ainda no ano passado, foi agora oficializado com a publicação da Portaria n.º 24/2019, de 17 de janeiro, que retroage os seus efeitos a 1 de janeiro de 2019, arrastando consigo um conjunto de prestações sociais, entre as quais o subsídio de desemprego e o subsídio de doença e afetando igualmente o limite mínimo estabelecido como base de incidência contributiva dos trabalhadores independentes e dos membros dos órgãos estatutários das pessoas coletivas e entidades equiparadas.
É com base no Indexante dos Apoios Sociais que o Estado calcula as deduções no IRS e que a Segurança Social determina se um determinado indivíduo ou agregado familiar tem, ou não, direito às prestações e apoios sociais. É também com base no IAS que se determina o valor de incidência para os correspondentes pagamentos das contribuições à Segurança Social dos trabalhadores independentes.
A aplicação do valor do IAS acontece também em relação ao pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde determinando a sua eventual isenção. Este benefício é apenas atribuído a utentes considerados como em clara situação de insuficiência económica, sendo essa situação aferida com base no Indexante dos Apoios Sociais, sendo seus beneficiários os cidadãos com rendimento per capita inferior a 1,5 vezes o IAS.
Por outro lado, o IAS tem também aplicação na delimitação dos escalões de IRS, sendo que o primeiro escalão, que verá um aumento de 1,6% em 2019, terá este ano um teto de 871,52 euros (2 IAS), no abono de família e no rendimento social de inserção.
Recorde-se que o IAS foi fixado inicialmente, em 2007, em 397,86 euros. Desde então o Governo deixou de utilizar a então denominada Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) para definir escalões de rendimentos ou calcular prestações sociais. Durante o período da crise financeira, entre 2009 e 2016, a atualização anual do IAS esteve suspensa. A presente atualização do IAS tem em linha de conta os valores atuais da inflação, com exceção da habitação.
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo.
MB Way: 919983484
Multibanco ou netbanking:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*