O Município de Braga vai submeter uma candidatura ao Fundo Ambiental para proceder à elaboração do ‘Estudo de suporte à análise dos ativos ambientais do Concelho de Braga e a sua quantificação financeira’. Este é um projeto que será realizado em colaboração com a Quercus, a associação com a qual o Município vai assinalar um protocolo de colaboração técnica.
A proposta será apreciada esta segunda-feira, 26 de Novembro, na reunião descentralizada do Executivo Municipal que terá lugar na sede da União de Freguesias de Este, em Este S. Pedro.
Trata-se de um estudo inovador que irá privilegiar a avaliação de ativos ambientais, em particular do carbono (floresta). O estudo prevê o levantamento e georreferenciação das áreas florestais do concelho, recorrendo à atualização do Inventário Florestal Nacional, o cálculo da biomassa existente e o cálculo da quantidade de CO2 equivalente, a recomendação das formas de valorização económica destes ativos, sempre associado a projetos de desenvolvimento sustentável e a preparação de dossier para validação por auditoria externa e que sirva de base à utilização do ativo ambiental florestal, traduzido em Carbono equivalente, para a emissão de “Green Bond”.
O estudo irá ainda apresentar as formas de valorização económica destes ativos, sempre associado a projetos de desenvolvimento sustentável.
Fonte: Município de Braga
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL