Floresta | Município e Quercus – Braga avaliam ativos ambientais do concelho

Floresta | Município e Quercus – Braga avaliam ativos ambientais do concelho

Pub

 

 

 

O Município de Braga vai submeter uma candidatura ao Fundo Ambiental para proceder à elaboração do ‘Estudo de suporte à análise dos ativos ambientais do Concelho de Braga e a sua quantificação financeira’. Este é um projeto que será realizado em colaboração com a Quercus, a associação com a qual o Município vai assinalar um protocolo de colaboração técnica.

 

 

A proposta será apreciada esta segunda-feira, 26 de Novembro, na reunião descentralizada do Executivo Municipal que terá lugar na sede da União de Freguesias de Este, em Este S. Pedro.

Trata-se de um estudo inovador que irá privilegiar a avaliação de ativos ambientais, em particular do carbono (floresta). O estudo prevê o levantamento e georreferenciação das áreas florestais do concelho, recorrendo à atualização do Inventário Florestal Nacional, o cálculo da biomassa existente e o cálculo da quantidade de CO2 equivalente, a recomendação das formas de valorização económica destes ativos, sempre associado a projetos de desenvolvimento sustentável e a preparação de dossier para validação por auditoria externa e que sirva de base à utilização do ativo ambiental florestal, traduzido em Carbono equivalente, para a emissão de “Green Bond”.

O estudo irá ainda apresentar as formas de valorização económica destes ativos, sempre associado a projetos de desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: Município de Braga

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.