Em novembro, Famalicão torna-se a capital do cinema jovem em Portugal. A quarta edição do YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que irá decorrer entre os dias 3 a 10, vai contar com a exibição de 51 curtas-metragens a concurso, quase o dobro das selecionadas (28) para a edição do ano passado do festival. Para animar o encontro, irão estar presentes na cidade alguns grandes nomes da cinematografia nacional.
Este ano, o YMotion, organizado pelo Pelouro da Juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, dirigido por Sofia machado Fernandes, regressou com uma edição em que o prato forte continua a ser a distinção das melhores curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos, a nível nacional. A melhorar a festa está o reforço financeiro do prémio para os melhores filmes.
No total, o Festival de Cinema Jovem de Famalicão, organizado pela respetiva Câmara Municipal, através do Pelouro da Juventude, contou este ano com mais de uma centena de candidaturas, apresentadas até ao final do mês de setembro, que depois de uma primeira avaliação e seleção por parte do crítico de cinema e comissário do festival, Rui Pedro Tendinha, vão estar agora sujeitas à avaliação final do júri do Ymotion, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, os jornalistas Maria João Rosa e Tiago Fernando Alves, a atriz Teresa Tavares e o realizador Fernando Vendrell.
Decorrido o prazo de concurso desta nova montra do cinema jovem português, é chegada agora a altura do público apreciar os 51 trabalhos dos jovens realizadores nacionais candidatos ao YMotion, numa mostra que decorrerá nos dias 3, 5, 6 7 e 8 de novembro, na Casa da Juventude de Famalicão, e no dia 4, na Casa de Esmeriz, e ao longo da qual decorrerão as votações para uma das sete categorias – “Prémio do Público”.
Para além da projeção das curtas metragens selecionadas para competição no festival, o Ymotion vai ainda contar com uma mostra sobre “O Novíssimo Cinema Português”, com uma seleção de filmes de Rui Pedro Tendinha. Será no dia 9 de novembro, a partir das 14h30, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide São Miguel, com a exibição dos filmes “Tudo o que imagino” de Leonor Noivo, “Maria do Mar”, de João Rosas, e “Altas Cidades de Ossadas” de João Salaviza e com as presenças das atrizes Leonor Seixas e Joana de Verona.
Os vencedores do YMotion serão conhecidos no dia 10 de novembro, na gala final do festival, que terá lugar na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, às 21h30.
No total, são sete as categorias a concurso: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; “Prémio Escolas Secundárias”, no valor de 850 euros; “Prémio Público”, no valor de 350 euros; “Prémio Melhor Animação”, no valor de 600 euros e prémios para “Melhor Ator/Atriz”, “Melhor Direção Fotografia” e “Melhor Banda Sonora Original”, no valor de 250 euros.
Nesta edição de 2018, o YMotion vai também homenagear a atriz Lúcia Moniz.
Além da presença de nomes célebres no atual panorama do cinema – desde de 2015, o festival já trouxe a Famalicão nomes como António -Pedro Vasconcelos, Dalila Carmo, Joaquim de Almeida e Rita Blanco -, das artes, da música, da fotografia, esta edição conta com conferências, masterclasses, workshops, debates, exposições, concertos e festas.
Recorde-se que a 4ª edição do festival de cinema jovem famalicense foi anunciada em maio passado. Nessa altura, foi realizado o anúncio oficial do call for entries na presença de vários padrinhos e madrinhas do cinema em Portugal, tal como o júri do Ymotion 2018.
Programa do YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão
3 de novembro, 21h30
Exibição dos Filmes em Competição e Votação do Prémio do Público
Casa da Juventude, em Famalicão
4 de novembro, 16h30
Exibição dos Filmes em Competição e Votação do Prémio do Público
Casa de Esmeriz, em Esmeriz
5 de novembro, 14h30
Exibição dos Filmes em Competição e Votação do Prémio do Público
Casa da Juventude, em Famalicão
ENTRADA LIVRE
9 de novembro, 14h30
O Novíssimo Cinema Português: TERRATREME, por Rui Pedro Tendinha
Ao longo desta sessão, Rui Tendinha vai partilhar algum do seu conhecimento, enquanto crítico e jornalista de cinema, analisar e comentar também os filmes: Tudo o que imagino, de Leonor Noivo, Maria do Mar, de João Rosas e Altas Cidades de Ossadas, de João Salaviza. Participação especial de Leonor Seixas e Joana de Verona, prestigiadas atrizes e madrinhas do festival.
Centro de Estudos Camilianos, em Seide
9 de novembro, 21h30
Ladrões de Tuta e Meia, de Hugo Diogo, com Rui Unas, Melânia Gomes e Leonor Seixas (com a presença do cineasta e dos atores)
Primeiras imagens de uma comédia que apenas estreia em 2019 e que promete ser uma grande aposta nos cinemas nacionais.
Museu de Cerâmica da Fundação Castro Alves, em Bairro
10 de novembro, 17h00
Imagens Proibidas, de Hugo Diogo, com Elmano Sancho, Diana Costa e Silva e Rita Redshoes (em ante-estreia, com presença do realizador e elenco).
Exibição do filme seguida de conversa com o público orientada por Rui Pedro Tendinha.
Um drama sobre um homem que com saudades de Nova Iorque… Antestreia de um dos mais apetecíveis filmes portugueses do ano, a partir da obra de Pedro Paixão.
Casa das Artes (PA), em Famalicão
10 de novembro, 21h30
Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios, com a presença da atriz e cantora, Lúcia Moniz (homenageada deste ano) e de várias figuras do panorama cinematográfico português.
Casa das Artes (GA), em Famalicão
Imagens: MVNF