Braga

Cidades | Ricardo Rio representou Braga no CityLAB, um dos mais importantes eventos sobre territórios urbanos

Cidades | Ricardo Rio representou Braga no CityLAB, um dos mais importantes eventos sobre territórios urbanos

 

 

 

Prosseguindo a política desenvolvimento de relações internacionais que o Executivo Municipal liderado por Ricardo Rio vem assumindo, a Câmara Municipal de Braga integrou o reduzido número de cidades convidadas a marcar presença na VI Edição do CityLAB que teve lugar em Detroit (USA), entre os dias 28 e 30 de Outubro, numa iniciativa promovida pelo The Atlantic, Bloomberg Philantropies e o Aspen Institute.

 

 

Para além de Braga (representada pelo seu Presidente da Câmara), Lisboa e Porto, neste encontro estiveram presentes cidades como Atenas, Palermo, Utrecht, Birmingham, Paris, Estocolmo, Londres, Aarthus, Chelsea, Detroit, Georgetown, Minneapolis, Seattle, New York, Santiago do Chile, Chicago, San Francisco ou Kansas City, e peritos em mobilidade e acessibilidade, justiça, infraestruturas, arte e design, numa iniciativa centrada na partilha de experiências dos territórios mais inovadores do mundo.

Este ano especialmente centrada em temas como liderança, economia inclusiva, cidades inovadoras, mobilidade, o poder do espaço público, cidades inteligentes e inovação, o evento englobou diversas intervenções em painel, sessões paralelas e encontros informais que permitiram aos presentes regressar aos seus territórios enriquecidos e com novos projetos para aplicarem nas suas cidades.

De acordo com Ricardo Rio, “a possibilidade de participar num evento pensado especificamente para as cidades representa uma grande oportunidade para refletir sobre os enormes desafios com que somos confrontados e sobre o papel que as cidades hoje desempenham”.

“É sempre uma experiência enriquecedora poder ver o que se faz de bom noutras cidades, apreender exemplos de boas práticas, partilhar os nossos projetos e estabelecer redes para futuros contactos e espaços de partilha”, assegurou o autarca bracarense.

Prosseguindo o objetivo de levar Braga ao mundo, Ricardo Rio destacou também a importância de promover Braga no exterior, consolidando a sua posição e permitindo uma mais fácil penetração em diversos projetos internacionais.

Ao longo de todos os dias de duração deste evento, e em particular no Mayors Innovation Studio – em que participaram os cerca de 20 Presidentes de Câmara presentes -, e no encontro privado da rede de Champion Mayors da OCDE para o Crescimento Inclusivo de que também faz parte, Ricardo Rio teve oportunidade de apresentar Braga como um exemplo de boas práticas em diversas áreas e de destacar diversos projetos em desenvolvimento na cidade.

Desde a sua fundação em 2013, o CityLab tornou-se o encontro global comunitário sobre as questões urbanas mais importantes do nosso tempo.

O CityLab 2018 realizou-se em Detroit, “cidade cuja história dramática captura a revolução industrial, a idade de ouro do automóvel, o início de uma onda crescente de progresso tecnológico mais amplo que ainda não atingiu o auge”, refere o The Atlantic. Detroit é nome de “cidade sinónima de colapso financeiro, mas também de persistente desigualdade. Hoje em dia, a busca inspiradora de Detroit pelo renascimento captura a imaginação de muitos e a sua narrativa oferece inspiração e argumentos para líderes urbanos em cidades pós-industriais e em desenvolvimento em todo o mundo”.

Interrogam-se os organizadores do CityLAB: “Mas que podem os líderes das cidades fazer para estimular a inovação que melhora a qualidade de vida de todos os seus cidadãos? O que podem as cidades em ascensão aprender com os desafios enfrentados pelos colegas? No CityLab 2018, o The Atlantic, o Instituto Aspen e a Bloomberg Philanthropies convocaram os líderes da cidade e da comunidade global para considerar uma nova narrativa digna das muitas cidades globais cuja história pode pesar, mas cujo futuro mantém a promessa aberta de uma nova página”.

Resta-nos esperar que, de facto, tenham encontrado algumas respostas que vão ao encontro das aspirações dos seus cidadãos.

 

Fontes: Município de Braga e CityLAB

Imagens: CityLAB

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.