Vinho Verde | Gala da Rainha das Vindimas 2018 acontece na Central de Camionagem

 

 

Valorização das tradições e a ruralidade e potenciar a informação cultural e a atratividade do concelho de Barcelos são os objetivos da 5.ª edição da Rainha das Vindimas de Barcelos, que se realiza no dia 20 de outubro, na Central de Camionagem, pelas 21h30.

 

 

A iniciativa é organizada pelo Município de Barcelos em colaboração com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a participação das juntas de freguesia, grupos de folclore, associações socioculturais que, assim, se associam ao projeto e proporcionam a participação das candidatas.

São onze as candidatas barcelenses que se apresentam este ano a concurso e que vão desfilar, na esperança de serem a escolhida e arrecadar o título de Rainha das Vindimas de Barcelos.

O desfile, que pretende destacar a criatividade das produções, compreende a apresentação de três tipos de modelos: regional, casual e vestido de noite.

O primeiro consiste num modelo com enfoque principal no folclore local e nas tradições da região ao nível do trajar e de outros artefactos com ele relacionados. Grupos folclóricos e culturais serão representados pelas candidatas, com os respetivos trajes, evidenciando a diversidade e riqueza do folclore existente no território de Barcelos.

A apresentação do segundo modelo (casual) é também o momento da promoção do vinho verde, onde se valoriza aquilo que cada candidata foi convidada a definir sobre “a vinha, o vinho e o mundo rural”. Além do envolvimento da AMPV e da Delegação Concelhia da Confraria do Vinho Verde, conta com a participação e colaboração de uma quinta e produtor de vinho verde de Barcelos.

O terceiro modelo (vestido de noite) será o momento de valorização das artes e ofícios tradicionais, associadas ao artesanato, envolvendo os participantes e a assistência na preservação dos argumentos identitários do território e do seu potencial.

Esta gala põe em evidência os motivos que levaram Barcelos a integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria do Artesanato e Arte Popular.

O acesso ao espetáculo Rainha das Vindimas 2018 é livre.

 

Fonte: Município de Barcelos

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Deixe um comentário