Séniores | Pedra d’ Água anima idosos da Engenho nas ‘Tardes de Outono’

Séniores | Pedra d’ Água anima idosos da Engenho nas ‘Tardes de Outono’

Pub

 

 

No início ida semana passada, decorreu n’ “A Minha Casa”, o lar da Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, mais uma edição das “Tardes de Outono”, que contou, este ano, com a presença e animação do grupo de música tradicional Pedra d´Água.

 

 

Neste contexto, no âmbito do desenvolvimento de atividades de animação e entretenimento para os mais velhos, os utentes do Lar e do Centro de Dia da Engenho encantaram-se com interpretação das músicas e cantigas do cancioneiro popular português, lembrando tempos e vivências passados.

Carla Silva, diretora técnica do Lar, reconhece a importância destes “momentos de animação e de estimulação proporcionadores de boas sensações, convívio e alegria vividos por todos”. Paralelamente, iniciativas desta natureza, apesar das múltiplas e diversas atividades desenvolvidas na instituição, são um “bom pretexto para os nossos idosos quebrarem rotinas e reviverem agradáveis momentos”, sendo também uma “boa e saudável terapia”, pois, como diz o ditado popular, “ tristezas não pagam dívidas”, realçou aquela responsável.

As “Tardes de Outono” é o nome do projeto sénior, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que arrancou em 2014 e que, desde então, tem percorrido várias instituições sociais do concelho, estando desde o início registado na agenda anual da Engenho.

Destinado a pessoas com 65 e mais anos cuja situação/problema não lhes permita permanecer no seu meio habitual de vida, “A Minha Casa” constitui uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco, de perda de independência e/ou autonomia.

A Minha Casa” tem como objetivos atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde não permita resposta alternativa, mas também proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos residentes, alojamento temporário como forma de apoio à família e prestar  os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares.

 

Fonte: Engenho

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Local, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.