A QUERCUS e os CTT voltam a ser parceiros na iniciativa “Uma Árvore pela Floresta“, que este ano de 2018 entra na sua 5ª edição. Esta parceria permite florestar com espécies autóctones diversas Áreas Protegidas e Matas Nacionais do nosso Portugal, em particular as zonas mais afetadas pelos incêndios.
Na edição de 2018 encontram-se à venda dois kits, um sobreiro e uma azinheira, por 3,50 euros cada, disponíveis em mais de 400 Lojas CTT espalhadas por todo o País. Pela primeira vez, os kits também estarão disponíveis na Loja Online dos CTT, embora neste caso o pack vendido contemple 5 unidades com um preço total de 17,50 euros, uma vez que os portes serão gratuitos.
Os kits vendidos são convertidos em árvores, de espécies autóctones, que serão plantadas em áreas ardidas e/ou zonas classificadas do território nacional, na primavera de 2019. Desde o início do projeto já foram plantadas cerca de 80 mil árvores.
João Branco, presidente da associação ambientalista, referiu que “a Quercus e os CTT têm vindo, ao longo dos últimos anos, a colaborar ativamente em várias ações de sustentabilidade ambiental ligadas à defesa da floresta autóctone portuguesa. Através da colaboração com várias entidades e voluntários, colhem-se sementes para produzir plantas, plantam-se árvores e arbustos, cuidam-se de bosques, previnem-se os fogos florestais e promove-se a educação ambiental através da preservação da biodiversidade e da floresta”.
Por sua vez, António Pedro Silva, administrador dos CTT salientou que “os CTT, no âmbito da sua política de sustentabilidade, voltam a associar-se à iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”, em parceria com a Quercus. Os kits “Uma Árvore pela Floresta” estão à venda em 400 Lojas CTT distribuídas pelo país, bem como online através do site dos CTT, até ao final do ano 2018. Todos aqueles que aderirem à iniciativa estarão, desta forma, a contribuir para a reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios em Portugal, uma vez que a Quercus irá plantar uma espécie autóctone por cada kit vendido, em zonas classificadas e áreas ardidas. Convidamos a mais uma grande adesão do público este ano, com vista à promoção de uma floresta nacional mais resistente.”
Este projeto venceu, em 2015, o prémio Green Project Awards na categoria “Iniciativa de Mobilização” e o prémio Ambiente da PostEurop, em 2016, uma organização afiliada das Nações Unidas. “Uma Árvore pela Floresta” permite que os portugueses contribuam para a criação de bosques mais sustentáveis e resistentes a incêndios e promove a sensibilização para a importância da biodiversidade e da prevenção dos incêndios florestais.
Através desta parceria com a QUERCUS, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através dum portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas), da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país, os quais permitiram aos CTT reduzir a sua pegada carbónica em 64% entre 2008 e 2017.
A edição de 2018 conta ainda com a contribuição dos estudantes do Mestrado em Design e Publicidade do IADE-Universidade Europeia que, no âmbito da disciplina Narrativas e Storytelling, formularam as soluções criativas desta campanha de comunicação.
Poderá acompanhar o projeto e registar a sua árvore na página do projeto: Uma Árvore pela Floresta.