gerações - associação - cespu - escola superior de saúde - colaboração - cooperação - protocolo - infância - crianças - saúde - escola - pré-escola - ensino superior - vila nova de famalicão - mário martins

Gerações e CESPU estabelecem protocolo de cooperação

 

 

A Associação Gerações e a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário) formalizaram, no passado dia 5 de dezembro, nas instalações da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), um protocolo alargado de cooperação entre as duas entidades. A cerimónia foi abrilhantada pelo Coral Sénior Polifónico da Gerações, dirigido pela maestro Vítor Almeida, que interpretou três canções de Natal muito apreciadas por todos os presentes. A assinatura do protocolo inseriu-se também no “Dia do Voluntário” que a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave comemorou com diversas atividades.

Neste momento, 60 dos 180 seniores que participam nas atividades desenvolvidas pela Associação Gerações formam a nova turma de alunos da CESPU e da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.

O entusiasmo destes novos alunos tem sido uma constante ao longo das últimas semanas, em que a ESVA lhes falou dos pés e dos segredos dos pés, dos medicamentos e da sua correta utilização – medicamento certo, na hora certa e na dose certa – e nos cuidados a ter com a nossa alimentação. Os mais velhos podem comer tudo o que os mais novos comem, mas como com os medicamentos, têm que comer os alimentos certos, na hora certa e na dose adequada.

Mário Martins, Presidente da Direção da Associação Gerações, agradeceu ao Professor Almeida Dias e à Professora Marisa, diretora da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, “a atenção e o envolvimento que já tiveram nas iniciativas que são agora formalizadas através deste protocolo mais abrangente e construtor de um futuro mais feliz para todos”.

Fazendo um pouco de História, referiu que “é sempre uma honra e uma emoção regressar à ESSVA, uma casa que começou a funcionar no ano letivo de 1997 – 1998, faz agora 26 anos, ainda em instalações provisórias, localizadas na Escola Profissional CIOR, ali ao lado do Estádio Municipal. O novo edifício foi inaugurado em Março de 2004, e oferece todas as condições para um ensino de qualidade como é desígnio da CESPU, a entidade proprietária da ESSVA. Só falta  o Curso de Medicina, mas ele será um dia oferecido à CESPU, tal é a qualidade do seu trabalho  e das suas conquistas.

Agradeceu também, em nome da direção da Associação Gerações, à ESSVA e à CESPU, o privilégio que é para a instituição poder usufruir das suas instalações e dos conhecimentos dos seus professores e alunos, numa forma de cooperação exemplar.

Concluiu, dizendo que “os seniores das Gerações têm uma frase que é cheia de sentido: “vivemos a aprender e morremos sem saber”, vincando que “a vida é isso mesmo: uma aprendizagem contínua e permanente que nos faz a todos mais felizes e melhores pessoas. Melhores pessoas e boas pessoas, no sentido de que procuramos ser pessoas justas, pessoas clementes e pessoas solidárias”.

Através das Unidades de Investigação em Inteligência Artificial e Saúde, Saúde e Movimento Humano e Inovação em Saúde e Bem – Estar, a CESPU estabeleceu com a Gerações as seguintes formas de cooperação: realização de campanhas de promoção da literacia em saúde, desenvolvimento de atividades de produção e divulgação de conhecimentos, participação em projetos de investigação nacionais e internacionais, organização conjunta de eventos, seminários, conferências e colóquios, bem como cursos de formação e ações de aprendizagem ao longo da vida, intercâmbio de informações, divulgação de atividades de interesse comum e integração de outros parceiros, visando a resolução de problemas concretos indicados pelos outorgantes e com importância para a comunidade.


Imagem: G

Deixe um comentário