Com a aproximação de 2024, os marketeres, ou seja, os profissionais do marketing, tendo em conta a componente estratégica do setor em que trabalham tentam antecipar o planeamento do engagement e as melhores decisões. Antecipar as tendências futuras de marketing é uma parte crucial e valiosa do processo e da estratégia que permite atingir o sucesso das empresas para quem trabalham. Divulgá-las faz parte também do seu plano de trabalho e, na Forbes, a diretora de Marketing da Elwyn, Jennifer Gaier, publicou um artigo que escreveu para revista de economia em que antevê as cinco tendências fundamentais para o ano que aí vem. O Prémio Cinco Estrelas, por seu lado, dá a conhecer, todos os anos, os maiores sucessos de marketing em Portugal.
Numa era marcada por rápidos avanços tecnológicos e mudanças contínuas nos comportamentos dos consumidores, manter-se atualizado com as últimas tendências de marketing é fundamental para qualquer profissional da área que se preze, de modo a melhor conectar os seus clientes com o público e a causar uma impressão duradoura e impactante nos consumidores.
Em complemento, um outro relatório da VidenGlobe antecipa as oportunidades e desafios que se colocam de modo a beneficiar as necessidades das empresas.
1. Marketing conversacional e interações baseadas em IA
O marketing conversacional irá redefinir as interações com os clientes. O consumidor contemporâneo e moderno procura gratificação imediata e soluções instantâneas. É isso que o faz sentir-se um consumidor 5 estrelas e desejado pela marca a cujos valores adere.
Chatbots e assistentes virtuais com tecnologia de Inteligência Artificial (AI) envolvem os consumidores em tempo real, respondendo a dúvidas e orientando as decisões de compra. Essas conversas orientadas por IA proporcionam uma experiência perfeita e personalizada, aumentando a satisfação do cliente e, consequentemente, as conversões.
2. Integração de realidade virtual com realidade aumentada
A fronteira entre mundo digital e realidade é cada vez mais permeável. As referidas tecnologias oferecem aos profissionais de marketing uma oportunidade única de criar experiências de marca imersivas, oferecendo possibilidades quase ilimitadas. Com a descida de preços de software e respetiva acessibilidade as empresas irão a cada dia incorporar essas tecnologias com mais frequência nas suas campanhas de marketing.
3. Sustentabilidade e marketing ético
O consumidor atual compra um produto ou serviço com que se identifique. Para o efeito, precisa conhecer os valores da marca em questão. nomeadamente no que se refere à responsabilidade ambiental e social. Estimulada por desafios como as alterações climáticas e as injustiças sociais tem levado a um crescimento das marcas que promovem as iniciativas de sustentabilidade e práticas éticas,nos mais diversos planos.
4. Hiperpersonalização por meio de análises de grandes volumes de dados
O consumidor quer experiências personalizadas. Com a enorme quantidade de dados disponíveis as estratégias personalizadas das empresas entram constantemente em ação: conteúdo, recomendações de produtos e até mesmo anúncios personalizados destinados a consumidores específicos. Esta tendência deverá vir a tornar-se cada vez mais refinada e personalizada, ficando as estratégias de massas apenas a ter um lugar na história do marketing.
5. Marketing de vídeo e domínio de conteúdo resumido
Embora o marketing de vídeo não seja novo, o seu domínio tem vindo a ser exponenciado pela ascensão de plataformas como TikTok, YouTube Shorts e outras plataformas semelhantes de vídeos curtos como a VotTak. A natureza efémera deste conteúdo, combinada com o seu apelo visual envolvente, alinha-se perfeitamente com a cada vez menor capacidade de atenção do público moderno. As marcas agora estão a aproveitar vídeos curtos não apenas para anúncios, mas para contar histórias, lançamentos de produtos e até mesmo depoimentos de clientes.
Prémio Cinco Estrelas quer continuar na linha da frente no marketing de empresas
“Transformação e Transição Digital do Marketing” foi já também o tema das talks organizadas pelo Prémio Cinco Estrelas ao longo de 2023. As StarTalks, serviram de “think tank” sobre marketing e marcas e culminarão num Summit a realizar em breve. De forma interativa e relacional, a Prémio Cinco Estrelas reuniu a comunidade de Marketeers nacional para aprofundar a transformação digital na ótica de quem trabalha o marketing e a comunicação. Se não pode estar presente, não deixe de contactar a empresa no sentido de ver mais um resumo da última talk sobre Estratégias Omnichannel e o impacto no percurso do cliente.
O impacto da produção de energia na sociedade através da economia e da mobilidade elétrica, foi o tema de conversa no podcast “À Descoberta das Cinco Estrelas”, com a presença dos representantes das marcas DPD e Grupel.
Por fim, esta semana a marca das marcas de Portugal tem em destaque um aniversário, sugestões de passeio, uma ideia para um jantar de Natal e até um summit sobre saúde mental. Tudo com a marca de marcas Cinco Estrelas!
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