Alexandra Leitão debate Estado de Direito e Populismo em Guimarães

Alexandra Leitão debate Estado de Direito e Populismo em Guimarães

Pub

 

 

Alexandra Leitão é a próxima convidada da “Conferência Permanente de Política Democrática” que tem vindo a ser promovida pelo núcleo local do Partido Socialista em Guimarães. Nessa condição, estará na sede da Concelhia de Guimarães, no próximo dia 20 do presente mês de maio, para responder à pergunta “O Estado de Direito está a ser ameaçado pelo Populismo?”, numa sessão moderada por Hugo Teixeira, presidente da JS de Guimarães, bem como Secretário-geral adjunto da Juventude Socialista.

A sessão, que se iniciará pelas 15h00, na sede do PS de Guimarães, no Largo do Toural, é aberta a todos os vimaranenses e pretende refletir sobre as tensões e ameaças de que o Estado de Direito democrático tem vindo a ser alvo, num momento muito particular da democracia portuguesa, europeia e mundial, onde emergem movimentos no limite e mesmo no exterior dos consensos constitucionais e democráticos que têm garantido paz e segurança às populações e respetivas comunidades desde a II Guerra mundial.

Visando entender e debater, de modo aberto e livre, os grandes desafios de Portugal e do mundo, Alexandra Leitão, uma das deputadas mais prestigiadas do parlamento português, animará o debate e a vida cívica dos socialistas de Guimarães e dos vimaranenses em geral.

Quem é Alexandra Leitão?

Alexandra Leitão é professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, deputada do Partido Socialista, presidente da Comissão Parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados da Assembleia da República.

Entre 2020 e 2022, foi membro do Secretariado Nacional do Partido Socialista.

Foi, no XXI Governo Constitucional, Secretária de Estado Adjunta e da Educação, de onde passou, no XXII Governo, em 2019, para Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.

Entre 2009 e 2011 foi diretora-adjunta do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR), já tendo sido, também, vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República e adjunta no Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, entre 1997 e 1999.

Desde abril de 2022 integra o painel de comentadores de O Princípio da Incerteza, na CNN Portugal, conjuntamente com Pacheco Pereira e António Lobo Xavier.


Imagens: 0) PS, 1) Expresso


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses

Pub

Pub

Categorias: Agenda, Democracia, Guimarães

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.