Em deslocação à ‘Cidade Berço’ para defrontar o Vitória Sport Clube de Guimarães, nesta ronda 11 da Liga Bwin 2022/23, o clube famalicense foi derrotado, de forma justa, por três a dois. O Vitória de Guimarães fez mais pela Vítória e realizou uma exibição mais consistente ao longo de todo o jogo.
Michael Johnston abriu caminho para a Vitória
Marcavam 21 minutos quando Michael Johnston marcou o primeiro golo para a equipa vimaranense. Uma finalização de classe do jovem escocês de 23 anos que antes de chegar ao V. Guimarães fez o seu percurso no Celtic Glasgow.
Minutos antes o jogador tinha já feito o primeiro aviso à defensiva famalicense, ao aparecer sozinho na grande área do FC Famalicão, mas, nesse lance, Anderson Silva deixou o esférico sair fora da linha de fundo, no momento da assistência.
Ivan Jaime de regresso
Houve uma surpresa para este jogo por parte do FC Famalicão, que foi a opção por Ivan Jaime no onze inicial. Ivan Jaime lutou bastante em lances de ataque. Contudo, não estando o atleta nos índices máximos de rendimento que já mostrou na equipa acabaria por ser substituído no início da segunda parte.
Quando a Estrela está em ‘Dia Não’…
Ainda na primeira parte, Puma Rodriguez enviou à barra o esférico com grande estrondo. Foi o momento maior do internacional Panamiano durante este jogo em noite que se desenvolveu negativa. No último jogo, com o Paços Ferreira, no Estádio 22 de Junho, o sul-americano ressentira-se já fisicamente no decorrer desse encontro.
Mas, na prática e no conjunto, esta foi uma noite de ‘pouca chama’ do FC Famalicão.
Muita Vontade… ‘pouca chama’
A Segunda parte abriu com um sinal mais do FC Famalicão, com Junior Kadile a ameaçar a baliza de Bruno Varela. Foi o segundo lance de ataque protagonizado por um avançado em franca subida de rendimento. Marcavam apenas os 46 minutos no cronómetro do jogo.
Nelson da Luz deu a volta e abriu caminho para o Triunfo Vitoriano
O jogador decisivo do encontro, que apesar de morno teve direito a 5 golos, foi um defesa lateral vimaranense de origens angolanas – Nelson da Luz. Apesar de jogar recuado no terreno, Nelson da Luz mostrou a sua excelente qualidade e cariz ofensivo ao marcar dois golos num jogo para mais tarde recordar.
Com esses golos, Luz mostrou o ‘Caminho’ para a vitória do Vitória Guimarães.
O Bis foi concretizado no espaço de dez minutos apenas, com os golos a serem marcados aos 56 e 65 minutos, respectivamente.
Reformulação Famalicense quase surtiu Efeito
João Pedro Sousa, naturalmente insatisfeito, reformulou o ataque inicial e lançou Pelé, Ivo Rodrigues, Alex Millan e Jhonder Cádiz.
Até que, aos 74 minutos, é Ivo Rodrigues que assiste de bandeja Alex Millan para marcar o primeiro golo famalicense.
É a mesma dupla que faz depois o três a dois, com Ivo Rodrigues a cruzar com ‘régua & esquadro’ para Alex Millan, naquele que foi o momento alto da noite, num golo com ‘nota artística’, quando decorriam 83 minutos.
Até ao fim, o FC Famalicão podia ainda ter feito o empate, mas não o almejou, pois a defensiva do Vitória de Guimarães foi sempre mais forte nos momentos-chave; e foi esse o maior segredo para esta partida.
As alterações também acabaram por ser insuficienttes para surtirem o efeito desejado.
Próximo Jogo do FC Famalicão
A 6 de Novembro, o FC Famalicão recebe o Marítimo, que está a recuperar ‘terreno perdido’ e no último encontro conseguiu os primeiros três pontos frente ao Paços de Fereeira.
O Jogo seguinte é sempre o mais importante e deve ser encarado com esse espírito. Espera-se que o Famalicão consiga vencer para conseguir subir na tabela classificativa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: FCF