Matosinhos foi distinguido em 2022 com o 1º prémio no ranking das 50 maiores câmaras municipais (com mais de 40 mil habitantes) mais transparentes de Portugal, estabelecido pela Dyntra, uma plataforma internacional de índices dinâmicos que avalia a transparência pública. Esta autarquia classificou-se à frente de municípios como Braga, Vila Nova de Famalicão, Valongo, Maia e Guimarães, também na região Norte de Portugal, que ficaram, ainda assim, muito bem classificados na fotografia da transparência em Portugal.
A entrega de prémios decorreu no Opengov Leadership Summit – Congresso de Transparência, na última segunda-feira, que decorreu em Braga e reuniu alguns dos maiores especialistas desta área.
Matosinhos cumpre 108 de 139 critérios de transparência propostos pela Dyntra
As avaliações foram realizadas pela plataforma internacional DYNTRA, que avalia o nível de Transparência Municipal através de 139 indicadores que abrangem 5 dimensões da governação e gestão autárquica, tais como a Organização Municipal, Participação e Colaboração dos Cidadãos, Transparência Económico-Financeira, Contratação Pública e Urbanismo e Obras Públicas.
A autarquia de Matosinhos obteve 77,7%, cumprindo 108 dos 139 indicadores disponíveis. Entre todos os municípios, aquele que mais se destacou foi a Câmara Municipal de Murça, classificando-se em 1º lugar entre todas as administrações concelhias, com 79,14% e 110 indicadores atingidos. No final do ano anterior, a Câmara Municipal de Matosinhos estava em 14.º lugar no ranking nacional.
Para a Câmara Municipal de Matosinhos, o prémio agora atribuído traduz-se num reconhecimento do trabalho colaborativo entre serviços municipais e órgãos eleitos.
Imagens: DR