O passeio de barca no rio Cávado cruza freguesias dos concelhos de Barcelos e de Esposende, numa ação de turismo responsável, de valorização e promoção dos patrimónios. Esta atividade, que decorre a 17 de julho, a partir das 14h00, lembra as barcas medievais que faziam as travessias e propõe a descoberta da singular beleza do rio e das suas margens, mas também do património natural e construído como é exemplo das azenhas e moinhos.
Desde sempre o rio Cávado deu vida à terra e às pessoas. De acordo com a própria etimologia, o nome Barcelos poderá mesmo ter tido origem em Barca Celani, barca do rio Celano, ou Barc-ellus, que quer dizer barca pequena, que fazia a travessia neste rio.
Esta ação permite a descida do rio Cávado no sentido Perelhal – Esposende ou a subida no sentido Esposende – Perelhal, sendo o transporte entre o ponto de embarque e de desembarque a cargo do participante.
As inscrições para este passeio no rio Cávado abriram a 4 de julho. São obrigatórias e limitadas, podendo ser realizadas através de email ou telefone: turismo@cm-barcelos.pt ou tel. 00351 253 811 882.