marcas - marcas portuguesas - portugal - onstrategy - edp - continente - valor

EDP a marca portuguesa de maior valor e Continente a que mais cresceu

 

 

A EDP é a marca com maior valor financeiro (2.876 M€) e o Continente é, por sua vez, a marca que regista maior crescimento (+46,7%) de valor, divulgou a Consultora OnStrategy na apresentação dos resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022, reportando aos resultados financeiros de 2021.

As principais marcas portuguesas, independentemente do contexto de crise e recuperação a que temos assistido nos últimos anos, têm revelado bastante resiliência às variações a que os mercados têm sujeitado as empresas.

“Não obstante o bom desempenho das marcas, existe [neste momento] um clima de incerteza sobre a evolução dos fatores macroeconómicos, nomeadamente a inflação, a subida das taxas de juros e o espectro de recessão que se anuncia a curto prazo. O desfecho da guerra na Ucrânia, a sua manutenção durante um período longo no tempo, a incerteza sobre a manutenção do contexto de globalização, são outros fatores que podem vir a impactar no futuro a recuperação atual [tendo por base os valores pré-pandemia]”, destaca, a este propósito, João Baluarte, partner da OnStrategy.

Como se calcula o valor de uma marca?

O cálculo do Valor Financeiro de Marca, segundo a OnStrategy, consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros que, desde 2009, avalia a força e o valor financeiro de mais de 200 marcas portuguesas, obedece aos seguintes critérios: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação do índice de força de marca (relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira), determinação da taxa de royalty, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.

As 25 marcas portuguesas mais valiosas são:

  1. EDP 2.876 M€ (+0,9%).
  2. GALP ENERGIA 1.702 M€ (+9,0%).
  3. JERONIMO MARTINS 1.018 M€ (+11,6%).
  4. PINGO DOCE 816 M€ (+6,7%).
  5. CONTINENTE 663 M€ (+46,7%).
  6. MEO 642 M€ (+1,4%).
  7. MILLENNIUM BCP 637 M€ (-2,3%).
  8. CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 619 M€ (-2,7%).
  9. EDP RENOVAVEIS 615 M€ (+2,7%).
  10. BANCO BPI 509 M€ (+5,2%).
  11. NOS 438 M€ (+1,4%).
  12. MOTA ENGIL 349 M€ (+5,1%).
  13. SUPER BOCK 326 M€ (+27,3%).
  14. FIDELIDADE 322 M€ (+17,1%).
  15. SONAE 302 M€ (-9,9%).
  16. THE NAVIGATOR COMPANY 250 M€ (+3,3%).
  17. DELTA 206 M€ (+44,1%).
  18. CTT 197 M€ (+8,8%).
  19. TAP 196 M€ (+7,7%).
  20. CUF 176 M€ (+3,5%).
  21. WORTEN 168 M€ (+10,5%).
  22. NOVOBANCO 162 M€ (+30,6%).
  23. LUZ SAUDE 152 M€ (+5,6%).
  24. PESTANA 148 M€ (+15,6%).
  25. SAGRES 144 M€ (+18,0%).

As marcas portuguesas que registam o maior crescimento de valor financeiro:

  1. CONTINENTE (+46,7%).
  2. DELTA (+44,1%).
  3. LUSO (+42,1%).
  4. NOVOBANCO (+30,6%).
  5. VISTA ALEGRE (+29,2%).
  6. SUPER BOCK (+27,3%).
  7. SUMOL (+26,3%).
  8. COMPAL (+25,8%).

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Vaudeville está de regresso ao Quadrilátero Cultural

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Deixe um comentário