A EDP é a marca com maior valor financeiro (2.876 M€) e o Continente é, por sua vez, a marca que regista maior crescimento (+46,7%) de valor, divulgou a Consultora OnStrategy na apresentação dos resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2022, reportando aos resultados financeiros de 2021.
As principais marcas portuguesas, independentemente do contexto de crise e recuperação a que temos assistido nos últimos anos, têm revelado bastante resiliência às variações a que os mercados têm sujeitado as empresas.
“Não obstante o bom desempenho das marcas, existe [neste momento] um clima de incerteza sobre a evolução dos fatores macroeconómicos, nomeadamente a inflação, a subida das taxas de juros e o espectro de recessão que se anuncia a curto prazo. O desfecho da guerra na Ucrânia, a sua manutenção durante um período longo no tempo, a incerteza sobre a manutenção do contexto de globalização, são outros fatores que podem vir a impactar no futuro a recuperação atual [tendo por base os valores pré-pandemia]”, destaca, a este propósito, João Baluarte, partner da OnStrategy.
Como se calcula o valor de uma marca?
O cálculo do Valor Financeiro de Marca, segundo a OnStrategy, consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros que, desde 2009, avalia a força e o valor financeiro de mais de 200 marcas portuguesas, obedece aos seguintes critérios: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação do índice de força de marca (relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira), determinação da taxa de royalty, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.
As 25 marcas portuguesas mais valiosas são:
- EDP 2.876 M€ (+0,9%).
- GALP ENERGIA 1.702 M€ (+9,0%).
- JERONIMO MARTINS 1.018 M€ (+11,6%).
- PINGO DOCE 816 M€ (+6,7%).
- CONTINENTE 663 M€ (+46,7%).
- MEO 642 M€ (+1,4%).
- MILLENNIUM BCP 637 M€ (-2,3%).
- CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 619 M€ (-2,7%).
- EDP RENOVAVEIS 615 M€ (+2,7%).
- BANCO BPI 509 M€ (+5,2%).
- NOS 438 M€ (+1,4%).
- MOTA ENGIL 349 M€ (+5,1%).
- SUPER BOCK 326 M€ (+27,3%).
- FIDELIDADE 322 M€ (+17,1%).
- SONAE 302 M€ (-9,9%).
- THE NAVIGATOR COMPANY 250 M€ (+3,3%).
- DELTA 206 M€ (+44,1%).
- CTT 197 M€ (+8,8%).
- TAP 196 M€ (+7,7%).
- CUF 176 M€ (+3,5%).
- WORTEN 168 M€ (+10,5%).
- NOVOBANCO 162 M€ (+30,6%).
- LUZ SAUDE 152 M€ (+5,6%).
- PESTANA 148 M€ (+15,6%).
- SAGRES 144 M€ (+18,0%).
As marcas portuguesas que registam o maior crescimento de valor financeiro:
- CONTINENTE (+46,7%).
- DELTA (+44,1%).
- LUSO (+42,1%).
- NOVOBANCO (+30,6%).
- VISTA ALEGRE (+29,2%).
- SUPER BOCK (+27,3%).
- SUMOL (+26,3%).
- COMPAL (+25,8%).
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.
O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Publicidade (promoções e tabelas em vigor):
Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Contacte-nos para situações especiais.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.