“Esposende com E(co)stória” vai dar a conhecer o património natural, paisagístico, arqueológico, religioso, cultural e etnográfico, bem como a Rede de Miradouros, Rede de Observatórios de Avifauna e Rede de Percursos Pedestres, mediante um programa de promoção de visitas guiadas em bicicleta todo-o-terreno pelo território do concelho. O programa tem início este domingo, 20 de março.
Circuito de visitas em bicicleta todo-o-terreno, que visa dar a conhecer o território concelhio, o “Esposende com E(co)stória” trata-se de um conjunto de visitas orientadas por técnicos com especialização nas áreas da geodiversidade, património histórico e cultural.
Para que a realização destes percursos possa decorrer dentro de condições ecoamigáveis e, em simultâneo, acessíveis a um público mais diverso, o Município de Esposende disponibiliza bicicletas elétricas todo-o-terreno, que oferecem melhores condições para percorrer entre 30 a 40 quilómetros com diferentes altitudes, com autonomia e resistência. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do site da empresa municipal Esposende 2000. Cada visita a “Esposende com E(co)stória” é limitada a quatro participantes, mas pode ser alargada até 10 pessoas, sendo que as restantes terão que usar a sua própria E-Bike.
O programa do “Esposende com E(co)stória” inicia com o Percurso dos Miradouros, este domingo, 20 de março, que inclui a passagem pelos locais mais elevados do concelho, designadamente os Montes de Faro (Palmeira de Faro), S. Lourenço (Vila Chã), Senhora da Paz (Marinhas) e Senhora da Guia (Belinho). Seguem-se depois, a 24 de abril, “Caminhos com História”, inserido no BTT Luso Galaico; a 22 de maio ,“Percurso Árvores Notáveis”; a 19 de junho, “Caminhos de Fé”; a 17 de julho “Património Natural (PNLN)”; e, por fim, a 21 de agosto, “Caminhos da Idade Média”.
Este programa de promoção do território de Esposende através de visitas guiadas resulta de uma candidatura ao PROVERE – PROVERE: Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos insere-se na estratégia turística municipal. Subjacentes à sua realização encontram-se diversos aspetos de inovação, valorização e promoção do território do concelho, cujas premissas obedecem a padrões ambientais, de sustentabilidade, de viabilidade económica, manutenção e criação de roteiros capazes de proporcionar uma série de experiências e mais-valias a quem pretende usufruir deste palco natural. Esta estratégia está interligada com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Imagens: MEPS
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.