Em tempos de COP26, em que as preocupações ambientais e climáticas se fazem ouvir em permanência em todo o mundo, a concelhia de Braga do PAN – Pessoas-Animais-Natureza anunciou esta semana que irá propor um reforço do investimento municipal na área do ambiente e combate às alterações climáticas.
A proposta enquadra-se no âmbito das medidas do partido para o plano municipal do orçamento e grandes opções 2022-2025. Segundo o deputado municipal do partido em Braga, Tiago Teixeira, “o investimento municipal na área ambiental ainda é muito reduzido, encontrando-se abaixo dos 2%, segundo os dados da PORDATA. Este é um dos valores mais baixos no distrito”.
O PAN propõe que este investimento, excluindo fundos europeus e nacionais, aumente progressivamente já a partir de 2022 em 2% ao ano, atingindo os 10% do orçamento municipal em 2025, defendendo ser “preciso começar a levar o combate às alterações climáticas a sério e ir além dos discursos e prémios para pequenos projetos. A única forma de assegurarmos isto é dando prioridade ao ambiente e aumentando o investimento”.
Dentro destes investimentos ambientais encontram-se programas de combate à pobreza energética das habitações, gratuitidade dos TUB, descarbonização e aumento da frota TUB, construção de vias cicláveis, redes de bike sharing, descarbonização dos edifícios públicos e da frota municipal, construção de um ecocentro e melhoria da gestão e valorização de resíduos, incluindo os orgânicos, bem como programas no terreno que tenham em conta a recuperação dos rios do concelho.
Para o deputado municipal, “este é o caminho para conseguirmos reduzir as emissões do concelho e proteger o nosso património natural, que se encontra em grande parte ao abandono, desde os recursos hídricos até à floresta. Se queremos garantir um futuro digno para as atuais e para as próximas gerações, o tempo de agir é agora, na última década em que podemos impedir uma catástrofe climática. Depois disso será demasiado tarde.”
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: M VNF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.