A distrital de Braga do PAN – Pessoas-Animais-Natureza marcou presença, ontem, 23 de outubro, na manifestação sobre a exploração do lítio, em Viana do Castelo, que juntou milhares de cidadãos e vários autarcas do Alto Minho. O PAN pretende que as Câmaras Municipais tenham poder de veto sobre estes e outros projetos de idêntico teor.
Segundo Rafael Pinto, o porta-voz distrital do PAN, o partido juntou-se à manifestação para “demonstrar apoio às populações que têm que ser ouvidas. O poder local tem que ser ouvido”.
Visita à Serra d’Arga
Na segunda-feira, a distrital também acompanhou o Grupo Parlamentar do partido numa visita à Serra d’Arga e zonas envolventes, em conjunto com as associações e população local.
“O que encontramos são zonas de elevado valor natural e zonas povoadas que estão dentro da área de prospeção. Já apresentamos uma proposta para que estas sejam excluídas”, acrescenta o porta-voz.
O partido visitou ainda as antigas minas de Volfrâmio, em Covas, onde “foi possível ver os grandes impactos ambientais que persistem até hoje, nomeadamente com o escorrimento de águas tóxicas que desaguam no rio Coura”.
Repto lançado aos autarcas do distrito
Durante a manifestação, Rafael Pinto lançou ainda um desafio aos autarcas do distrito de Braga: “Temos pelo menos 5 concelhos abrangidos pela área de prospeção – Barcelos, Braga, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho. Desafio os presidentes destas Câmaras e das restantes do distrito a seguirem o exemplo dos autarcas de Viana do Castelo e a pronunciarem-se publicamente sobre este tema”.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: PAN
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.