Projeto de ‘Escola da Natureza’ em torno do Rio Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga foi um dos grandes vencedores dos European Natura 2000 Awards em 2018
Viana do Castelo no Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Pub
O projeto ‘Escola da Natureza’ foi selecionado para representar Viana do Castelo no VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O projeto levado a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) será apresentado no webinar temático “Ecologia e Saúde”, no dia 19 de março, como exemplo de boas práticas desenvolvidas nos Municípios Saudáveis.
Este webinar pretende aprofundar os conceitos de ecologia e saúde, identificar estratégias e políticas públicas promotoras de desenvolvimento sustentável e promover ações municipais que desenvolvam a saúde ambiental.
O projeto ‘Escola da Natureza’, promovido e desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo para alunos do 2º e 3º ciclos de ensino básico, tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado do concelho vianense. Foi, por isso, concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade educativa em idade escolar e estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.
Foram, assim, criadas ferramentas de trabalho (teóricas e práticas) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000 – Rio Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga – que, de um lado, integram o concelho de Viana do Castelo e, de outro, se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários, sendo ainda passíveis de utilizar no pós-projeto.
Em maio de 2018 o projeto do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo foi um dos grandes vencedores dos European Natura 2000 Awards, obtendo o número mais elevado de nomeações, por meio de votação pública através do site do Natura 2000 Awards.
A iniciativa ‘Escola da Natureza’, financiada no âmbito do “Portugal 2020”, teve como parceiros os municípios de Esposende e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e contou com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.
Imagem: M VCT
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Ativista interveio na Assembleia Municipal contra a degradação do espaço público
Carlos Dobreira estranha Terras de Bouro como ‘o mais belo concelho de Portugal’

Para viver um estilo de vida mais saudável e promover um mundo mais sustentável
Josefinas reedita lancheira Power Lunch Burel Grey

Arte urbana na Rua Luís de Camões: exemplo ‘de criação de uma memória de intervenção cidadã’ em Famalicão
Pedro Afonso e a escola como espaço de intervenção e cidadania

Pressupostos de base – caminhabilidade, ciclabilidade, habitabilidade, intermodalidade e descarbonização – voltarão a ser debatidos ainda em 2018
Guimarães apresenta Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Departamento de intervenção ambiental vimaranense pretende promover a melhoria da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos de Guimarães
Laboratório da Paisagem lança Limp.AR

Decréscimo de populações de rola-comum motivam restrições
Caça à rola-comum proibida durante os meses de Agosto e Setembro
Comente este artigo
Only registered users can comment.