Projeto de ‘Escola da Natureza’ em torno do Rio Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga foi um dos grandes vencedores dos European Natura 2000 Awards em 2018

Viana do Castelo no Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Viana do Castelo no Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Pub

 

 

 

O projeto ‘Escola da Natureza’ foi selecionado para representar Viana do Castelo no VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O projeto levado a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) será apresentado no webinar temático “Ecologia e Saúde”, no dia 19 de março, como exemplo de boas práticas desenvolvidas nos Municípios Saudáveis.

Este webinar pretende aprofundar os conceitos de ecologia e saúde, identificar estratégias e políticas públicas promotoras de desenvolvimento sustentável e promover ações municipais que desenvolvam a saúde ambiental.

O projeto ‘Escola da Natureza’, promovido e desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo para alunos do 2º e 3º ciclos de ensino básico, tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado do concelho vianense. Foi, por isso, concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade educativa em idade escolar e estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

Foram, assim, criadas ferramentas de trabalho (teóricas e práticas) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000 – Rio Lima, Litoral Norte e Serra d’Arga – que, de um lado, integram o concelho de Viana do Castelo e, de outro, se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários, sendo ainda passíveis de utilizar no pós-projeto.

Em maio de 2018 o projeto do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo foi um dos grandes vencedores dos European Natura 2000 Awards, obtendo o número mais elevado de nomeações, por meio de votação pública através do site do Natura 2000 Awards.

A iniciativa ‘Escola da Natureza’, financiada no âmbito do “Portugal 2020”, teve como parceiros os municípios de Esposende e Vila Nova de Cerveira, a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, e contou com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.



Imagem: M VCT

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

About Author

Related Articles

Write a Comment

Only registered users can comment.