A primeira locomotiva elétrica acaba de circular na ponte rodo-ferroviária sobre o rio Minho que liga Valença e Tuy. O evento aconteceu em situação experimental após a Infraestruturas de Portugal ter finalmente eletrificado, na Linha do Minho, a via férrea entre Viana do Castelo e a fronteira espanhola, deu a conhecer Miguel Bustos na Trenvista, publicação especializada em ferrovia. A ligação elétrica entre os dois países passa, por isso, a ser uma realidade após cerca de um mês de obras ao longo das quais se realizou a eletrificação deste troço.
Primeira eletrificação Hispanolusa
O primeiro ensaio foi realizado com a locomotiva CP 2627, que atravessou parte da ponte internacional sobre o rio Minho até atingir o território espanhol, onde a composição também composta por um carro de laboratório e a locomotiva diesel 1415 retrocedeu para o solo português.
A circulação da locomotiva é um marco histórico nas relações ferroviárias entre os países ibéricos. Embora compartilhem bitola, até ao momento todas as conexões internacionais têm sido feitas por linhas não eletrificadas.
Esta limitação começou a ser corrigida em 2015, quando os governos dos dois países concordaram em eletrificar todo o Eixo Atlântico. Por parte de Portugal, foi necessário estender a eletrificação a partir de Viana do Castelo, enquanto do lado espanhol foi necessário construir uma nova eletrificação a partir de Guillarei. com apenas 5 quilómetros de extensão.
Como em Espanha a tensão de alimentação é diferente da de Portugal será entretanto efetuada uma alteração que prevê limitar a circulação em modo elétrico aos comboios de dupla tensão.
Para além desta ligação, está também a ser eletrificada a linha ferroviária internacional que passa por Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, neste caso a partir de Salamanca. Será ainda eletrificada a ligação ferroviária existente entre Elvas e Badajoz, dando continuidade para Madrid através da Estremadura.
Imagem: Nelson Silva
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