A Barcelcom, uma das mais antigas e inovadoras empresas têxteis de Barcelos e líder no desenvolvimento e produção de tecnologias de compressão graduada para a área de saúde, desporto e uso diário, celebrou esta segunda-feira o seu 100º aniversário. Na ocasião, para além dos Parabéns! e respetivo brinde à saúde da empresa e seus colaboradores a Barcelcom decidiu apresentar e adotar uma nova imagem a ser usada até ao fim de 2021.
Para assinalar a efeméride, a empresa apresentou esta segunda-feira uma nova imagem. “Esta nova imagem será utilizada ao longo do ano em todas as nossas comunicações e mais tarde ficará também na fachada da fábrica”, explicou Nuno Mota Soares, project & business manager da Barcelcom, a António Moreira Gonçalves do T-Jornal.
Orgulho no passado, crença no futuro
Só muito raramente uma empresa festeja tão vetusta idade. Feliz com o evento, a Barcelcom, com sede em Tamel S. Veríssimo, refere que viveu estes primeiros cem anos de vida “de forma intensa”. “Não podemos circunscrever a história da Barcelcom à sua fundação, ao seu crescimento, a quem a construiu, reinventou, alimentou e viveu dentro dela. A nossa história é a história de Portugal, de Barcelos, ao longo de 100 anos”, afirma a empresa na sua página de facebook, com orgulho no passado mas também a convicção de quem acredita num futuro a descobrir.
Fundada em 1921, a Barcelcom, fundada por João Duarte com a designação Têxtil A Barcelense, iniciou um o seu percurso com uma produção quase artesanal, mas hoje posiciona-se no mercado de “artigos tecnológicos e inovadores, com destaque para as meias e mangas de compressão graduada, orientadas para o setor da saúde, com produtos específicos para o tratamento pós-operatório, por exemplo, desporto, em que é fornecedora da Seleção nacional e fisioterapia, para a recuperação de lesões musculares”.
Líder no mercado e considerada uma das empresas mais inovadoras no mercado de têxteis técnicos de compressão graduada, a Barcelcom é pioneira nesta área desde 1977. Entre os seus parceiros contam-se a Universidade do Minho, o CeNTI, o Citeve e o Hospital de S. João do Porto.
De olhos postos em novos mercados
Apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, a Barcelcom manteve o volume de faturação anual em torno dos 2,8 milhões de euros: “Assistimos a um decréscimo da área cirúrgica, devido à COVID-19, mas compensamos com um crescimento noutras áreas”, comentou o responsável da empresa.
Para 2021, o grande objetivo passa por acelerar o processo de internacionalização, desenhando novos produtos para apresentar ao longo do ano e preparando um conjunto de ações para chegar a novos mercados. Neste início de ano, a empresa avança para um novo destino de exportação, o Iraque, com as primeiras encomendas prestes a seguirem.
Urbanismo | Prossegue requalificação do Centro Histórico de Caminha
Imagem: Barcelcom /ed VN
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*