Dando sequência ao apoio prestado durante a primeira vaga pandémica, a Associação Comercial de Braga (ACB), a InvestBraga (IB) e o respectivo Município unem esforços reunindo as suas plataformas de apoio ao tecido empresarial Bracarense para aumentar e sua capacidade de apoio às empresas, empresários e empreendedores. Formaram, por isso, o Grupo de Apoio ao Tecido Empresarial (GATE) bracarense.
Parceiros especializados ajudam a escolha e candidaturas a programas de apoio
No meio de tanta informação e programas de apoio disponíveis, há que selecionar as respostas adequadas para cada caso em concreto. Nesse sentido, os parceiros especializados do GATE serão facilitadores de acesso às linhas de financiamento e aos subsídios a fundo perdido atribuídos às empresas pelo Governo e outras entidades para recuperação da crise instituída pela Covid-19. Para lá dos esclarecimentos, sempre indispensáveis, o GATE prestará ajuda a quem pretenda candidatar-se às linhas de apoio do Governo e de outras entidades de apoio às actividades económicas.
Com o apoio de um conjunto de parceiros especializados, constituído por empresas com uma forte representatividade na região e no país, este grupo de trabalho estará disponível, de forma gratuita, para esclarecer todas as dúvidas de empresários e empreendedores sobre as linhas de apoio já anunciadas como resposta à pandemia, bem como prestar apoio para a retoma das suas actividades.
Segunda vaga de resposta concelhia
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, “esta iniciativa visa apoiar, mais uma vez, os empresários que, com a pandemia, foram obrigados a ajustar os seus negócios”. “Já o tínhamos feito na primeira vaga, logo em Abril, mas com um objectivo mais imediato: a preservação dos postos de trabalho. Agora, unimos esforços com a ACB para ajudar os empresários e empreendedores a, por exemplo, apresentar candidaturas às linhas e instrumentos de apoio do governo e de outras entidades responsáveis pelo apoio às actividades económicas, de forma a garantir a manutenção dos seus negócios”, sustenta o autarca.
GATE e retoma da actividade empresarial
O Grupo de Apoio ao Tecido Empresarial (GATE) estará disponível para ajudar todas as empresas, podendo os interessados consultar mais informações através do website da InvestBraga e da Associação Comercial de Braga, assim como remeter as suas dúvidas e pedidos de apoio através do email apoio@investbraga.com.
“O lançamento de novas medidas e instrumentos de apoio à actividade empresarial, bem como as constantes alterações introduzidas nos programas em vigor, justificam a necessidade e utilidade desta conjugação de esforços com a Câmara Municipal de Braga e a InvestBraga, proporcionado, assim, uma reforçada oferta de serviços de apoio técnico especializado às empresas e empreendedores”, refere o presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa.
Já o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, destaca que “no primeiro programa de apoio, registámos mais de 500 interações entre empresas e parceiros, sendo agora espectável o número crescer, uma vez que falamos de resposta a dúvidas associadas, essencialmente, aos processos de candidaturas para o acesso às linhas de apoio à economia. Ainda que este seja o foco, manteremos também aberta a possibilidade de prestar esclarecimentos sobre mecanismos para a retoma da atividade das empresas”.
Espera-se apoiar bem mais de um milhar de empresas
Numa retrospetiva sobre o Help Desk, promovido pela ACB na primeira vaga da pandemia, Rui Marques, director geral desta associação, revela que “desde o início desta crise, foram mais de 800 as empresas que procuraram e receberam apoio da ACB. Acredito, no entanto, que com esta conjugação de esforços, que aumenta a acessibilidade e capacidade de resposta dos serviços, e alarga a tipologia dos serviços disponibilizados, o número de empresas que irão procurar e beneficiar desta resposta conjunta será superior”.
A convergência dos dois programas de apoio ao tecido empresarial de Braga – HelpDesk e GATE – resulta da vontade de apoiar mais empresários e empreendedores, prestando um serviço de maior qualidade às empresas.
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*
Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*