Reza a lenda que o rei D. Dinis, de “tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou”. E, daí adveio o nome de Lindoso!
Na realidade, o topónimo Lindoso deriva do latim “Limitosum” ou “Limesitis”, termo que significa limitador e fronteira.
Com efeito, trata-se de um ponto estratégico, inserido na cintura defensiva ao longo da raia seca e de importância crucial na defesa da passagem pela portela da Serra Amarela e pelo vale do Cabril. Nessa perspectiva inscreve-se o castelo de Lindoso, tendo a sua construção iniciado-se ao tempo de D. Afonso III, muito provavelmente nos começos do século XIII.
A seus pés aninham-se os espigueiros tradicionais formando um vasto campo em torno da eira comunitária, motivo que suscita a visita de inúmeros forasteiros.
Lindoso foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX, sendo actualmente uma das freguesias do concelho de Ponte da Barca.
Imagens: Fernando Araújo
**
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt