Filomena Soares, professora da Universidade do Minho, é a nova presidente da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE). Esta entidade é uma referência académica e social a perspetivar caminhos na área, juntando a maioria das escolas de engenharia do ensino superior, a Ordem dos Engenheiros e mais de 200 profissionais do setor.
Filomena Soares é a primeira pessoa da UMinho a presidir a SPEE, que foi criada em 2010. Já a nova presidente da assembleia-geral é Rosa Vasconcelos, também professora da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM).
Uma vida dedicada à investigação e ao ensino
Filomena Soares nasceu no Porto e vive na Maia. É licenciada em Engenharia Química, mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores e doutorada em Engenharia Química pela Universidade do Porto. Na UMinho, leciona no Departamento de Eletrónica Industrial da EEUM desde 1992 e investiga no Centro Algoritmi, desenvolvendo tecnologia para cidadãos com limitações cognitivas ou motoras, desde robôs sociais a jogos sérios, mas também formatos de ensino híbrido – blended learning (presencial e à distância) -, como laboratórios virtuais, ou ainda sistemas de controlo de processos biotecnológicos e industriais. Presidiu a Associação Portuguesa de Controlo Automático e cofundou o núcleo português da IEEE Women in Engineering e a HerTech – Rede de Network Feminino. Pertence também a comités técnicos da Federação Internacional de Controlo Automático e da Associação Internacional de Projetos de Aprendizagem e Ensino em Engenharia (PAEE).
Da transferência de informação à transmissão de conhecimento
A responsável está atenta às mudanças no processo de ensino/aprendizagem. “O aluno passou de espectador a interveniente ativo. Isto obriga a desenharmos novas metodologias e ferramentas, pois formamos quer alunos como docentes, e obriga também a repensarmos e a valorizarmos a investigação em Educação em Engenharia”, realça a docente da Universidade do Minho.
Por um mundo mais sustentável e equitativo
Filomena Soares foi eleita na recente assembleia-geral do organismo e encara o cargo “com orgulho, por fazer parte desta comunidade, e com responsabilidade, por ser um motor da sua promoção”. “A SPEE pode e deve ser a alavanca nacional de promoção da Educação em Engenharia e contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e equitativo, com espaços de discussão, formações, seminários e acesso a sociedades congéneres, sempre com a participação dos sócios”, refere.
O mandato até 2022 tem seis objetivos principais: acentuar a divulgação, dinamizar grupos de trabalho, promover a gestão interna, apoiar conferências, promover o II Encontro de Dirigentes de Instituições de Ensino de Engenharia e o II Fórum de Desenvolvimento da Educação em Engenharia e, ainda, afirmar a internacionalização. Neste âmbito, a SPEE é membro da Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia e quer intensificar laços com a Sociedade Europeia para a Educação em Engenharia, a Associação Brasileira de Educação em Engenharia e a rede no Reino Unido/Irlanda, entre outras.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt